Alunos da Escola Oswaldo Tognini conhecem história do rádio e da TV em visita à Fertel

Compartilhe:

Alunos da Escola Oswaldo Tognini visitaram a sede da Fertel nesta quarta (12). (Foto: Pedro Amaral)

Alunos do 3º ano do Ensino Fundamnetal da Escola Oswaldo Tognini, da Funlec (Fundação Lowtons de Educação e Cultura), visitaram na manhã desta quarta-feira (12) a sede da Fertel (Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul), onde puderam conhecer estúdios da TVE Cultura e da Educativa 104.7 FM, além das mostras de arte e históricas expostas.

A visita integra um trabalho dos estudantes sobre a Evolução das Telecomunicações, como explicou a professora Lucilene Aquino de Souza. “Eles vão conhecer mais sobre as tecnologias usadas no rádio, televisão, computadores e na telefonia. Alguns trouxeram coisas antigas da família que contam a história desses aparelhos, mas nunca viram como funciona um estúdio de rádio e TV”, explicou.

A evolução, destacou a professora, abrange a recém-implementada migração da TV aberta do sinal analógico para o digital, apontando como essas modernizações contribuíram para a sociedade.

“Vim ver e estudar as TVs e câmeras antigas. A torre é linda, meu sonho é subir no topo dela”, disse Luiza Fasolo, 8. Miguel Girotto, 7, disse ser a segunda vez que ele visita a Fertel, “e o que mais chama a atenção é a torre”, emendou. Ele revelou, ainda, estar ansioso para ver onde eram gravados os programas.

“É um grande aprendizado do nosso projeto. Mas além de aprender a gente se diverte”, disse Fernanda Gonçalves, 8, outra a se impressionar com a torre. “Ela é muito alta”.

Locutor e apresentador Anderson Barão, da Educativa 104.7 FM, recebeu crianças no estúdio da rádio. (foto: Pedro Amaral)
Locutor e apresentador Anderson Barão, da Educativa 104.7 FM, recebeu crianças no estúdio da rádio. (foto: Pedro Amaral)

Durante a vista, as criança foram conduzidas pelo diretor-administrativo da Fertel, Jucimar Ruiz, e pelo servidor Daniel Rockemback, do Portal da Educativa. Elas visitaram também a Sala da Memória Pedro C. R. Porfírio, onde há uma mostra permanente de equipamentos Já usados pela TVE Cultura e da história da emissora; e o Espaço Cultural Aldo Olarte de Souza – uma galeria de arte na Fertel que, no momento, exibe a exposição Olhares da Notícia, com imagens captadas pelos fotojornalistas Roberto Higa, Nilson Figueiredo e Valentim Manieri que contam parte dos 119 anos de Campo Grande.

Os espaços culturais da Fertel são abertos para visitação pública de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Grupos maiores, bem como turmas de escolas e outras instituições podem agendar visitações pelo telefone (67) 3318-3872 ou pelo canal Fale Conosco do Portal da Educativa.

Confira fotos da visitação:

(Com Julia Torrecilha)


Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *