25 de abril de 2024 - 06:19

Alta procura esgota estoques de vacinas bivalentes na Capital

Foto: Agência Brasil

A alta procura e a diminuição da faixa etária apta a se imunizar com a vacina bivalente, que protege contra a cepa original da Covid-19 e suas variantes, vem esgotando mais rapidamente os estoques do imunizante nas unidades de saúde de Campo Grande.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, como a Capital possui mais de 50 pontos de imunização abertos, alguns possuem mais demanda que outros. Nestes casos, o estoque, que é reposto diariamente, pode acabar mais rápido.

Apesar da flutuação dos estoques, a partir desta sexta-feira (10) a Prefeitura inicia a vacinação com a dose bivalente para toda a população a partir dos 60 anos e para trabalhadores da saúde com 40 anos ou mais. Além destes públicos, quilombolas, indígenas aldeados e pessoas com imunocomprometimento que tenham 12 anos ou mais também podem receber o imunizante.

Saiba mais na reportagem de Antonio Bispo para o Jornal da Educativa:

Quem pode se vacinar

Para aplicação da dose, além de se enquadrar em um dos grupos prioritários, é necessário ter o esquema vacinal primário completo, ou seja, uma dose da Janssen ou duas dos demais imunizantes, e ter recebido a última vacina há pelo menos quatro meses.

Além deste reforço, demais públicos também podem se vacinar com as doses já liberadas. Bebês de seis meses a menores de dois anos (1 ano, 11 meses e 29 dias) sem comorbidades, e a partir dois anos a menores de três anos com comorbidades, além de crianças de 03 anos ou mais, podem tomar a vacina, bem como aquelas que precisam tomar as doses de reforço.

As doses de reforço devem ser tomadas conforme indicação para cada imunizante e público, seguindo um intervalo de 28 dias a quatro meses, conforme os calendários disponíveis no site: http://www.campogrande.ms.gov.br/sesau/vacinacg.

Onde se vacinar

A aplicação da segunda dose de reforço (quarta dose) está liberada para todas as pessoas com 18 anos ou mais, vacinadas com a terceira dose há pelo menos quatro meses.

Caso haja dúvida sobre a data para aplicação do reforço basta acessar o carteirinha digital disponível no site: vacina.campogrande.ms.gov.br.

A aplicação acontece durante todo o dia em mais de 50 locais com doses disponíveis para todos os públicos estabelecidos no calendário da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).