A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul está com vagas abertas para diferentes cursos superiores nos campi do interior e da Capital. E o ingresso vai além do vestibular tradicional.
Há vagas para alunos que terminaram ou terminarão o ensino médio e discentes de outras universidade que queiram transferir seus estudos para a UEMS. E no início de 2025 será aberto edital para ingresso de portadores de diplomas universitários.
O Vestibular é o processo seletivo que utiliza as notas obtidas em provas objetiva e de redação, aplicadas pela instituição. Está com inscrições abertas até 6 de novembro e vagas para os seguintes cursos:
Aquidauana – Agronomia, Direito Noturno, Zootecnia.
Bataguassu – Direito Noturno.
Campo Grande (Moreninhas) – Administração Pública, Direito, História.
Campo Grande (Santo Amaro) – Ciências Biológicas, Dança, Fonoaudiologia, Letras, Medicina, Psicologia, Terapia Ocupacional.
Cassilândia – Agronomia.
Coxim – Psicologia.
Dourados – Ciência da Computação, Direito, Enfermagem, Sistemas de Informação.
Jardim – Direito.
Maracaju – Administração, Agronomia.
Mundo Novo – Agronomia.
Naviraí – Direito, Química Tecnológica e Agroquímica.
Nova Andradina – Engenharia Civil.
Paranaíba Direito (matutino e noturno).
Ponta Porã – Administração.
No Processo Seletivo Permanente (PSP), que recebe inscrições até 15 de janeiro de 2025,o candidato usa suas notas do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) de edições anteriores. Quando há vagas remanescentes dos outros processos seletivos, o PSP também pode ser realizado com o uso das notas do Histórico Escolar do Ensino Médio dos candidatos.
Transferência Externa: Por meio deste processo, que recebe inscrições até o dia 25 de outubro, alunos matriculados regularmente em outras Instituições de Ensino Superior. Este processo é realizado via Edital próprio da UEMS e somente quando há vagas existentes em seus cursos de graduação.
No Sistema de Seleção Unificada (SiSU) as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas aos candidatos que participaram do ENEM. Pode participar do Sisu qualquer pessoa com Ensino Médio completo que tenha prestado a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Portadores de Diploma – é um processo seletivo para candidatos portadores de diploma de curso de Ensino Superior, reconhecido ou autorizado pelo MEC ou Conselho Estadual de Ensino. Este processo é aberto mediante edital interno entre janeiro e fevereiro de 2025.
Saiba mais detalhes na reportagem de Karol Peralta ao Jornal da Educativa: