28 de março de 2024 - 05:48

Alagamento causa morte de animais e suspensão de abates em frigoríficos de MS

A elevação do nível do Rio Aquidauana, que passou dos 10 metros na quarta-feira (21), provocou alagamentos em um frigorífico que fica em Anastácio, onde três bovinos morreram afogados, prejudicou as atividades em outra unidade, em Aquidauana.

Os dois municípios são separados pelo Rio Aquidauana. Desde o início da noite de terça-feira (20) o leito atingiu o nível de emergência e alagamento – oito metros.

Segundo a assessoria da JBS, apesar da perda dos animais, foram salvos outros 600. Parte do rebanho foi transferida para uma fazenda vizinha e a outra foi abatida. Não foi divulgado o número de abatimentos de urgência. A unidade está parada até a condição climática voltar ao normal.

No frigorífico Buriti, o abate foi cancelado hoje por falta de funcionários. De acordo com a administração, os estragos nas estradas causados pela água das chuvas impediram a maioria dos trabalhadores de chegarem ao local que fica na zona rural de Aquidauana.

Moradores de Aquidauana (MS) tentam salvar o que podem das águas da chuva (Foto: Alysson Maruyama/TV Morena)Moradores de Aquidauana (MS) tentam salvar o que podem das águas da chuva (Foto: Alysson Maruyama/TV Morena)

Nesse município, pelo menos 40 famílias estão desalojadas por causa da invasão da água nas residências. A prefeitura mandou um caminhão para ajudar os moradores a retirar alguns bens. O prefeito Odilon Ribeiro (PSDB) decretou estado de emergência e o número de município em Mato Grosso do Sul chega a 22.

O Exército instalou durante esta madrugada uma passadeira flutuante para garantir pelo menos o trânsito de pessoas a pé entre o município e a cidade vizinha.

Passadeira instalada pelo Exército nesta madrugada para ligar Aquidauana e Anastácio (Foto: Reprodução/TV Morena)Passadeira instalada pelo Exército nesta madrugada para ligar Aquidauana e Anastácio (Foto: Reprodução/TV Morena)

Segundo o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), o nível do rio Aquidauana atingiu 10,40 metros, igualando o nível atingido na cheia de 2011, consideraa a maior inundação em 53 anos de monitoramento do curso de água.

FONTE: g1.globo.com