19 de abril de 2024 - 10:24

Agroindústria de produção de polpa de fruta vai movimentar Agricultura Familiar de Ivinhema

“A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), órgão vinculado à Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) deu muito apoio para nós funcionar essa empresa. Trata-se de uma empresa que vai trazer desenvolvimento na fruticultura, vamos ter o ciclo da colheita completa, ou seja, do plantio ao processamento”. Foi com esta afirmação que o diretor administrativo Aparecido Ribeiro começou a sua fala na inauguração da agroindústria MS Polpas e Sucos, situada na Rua Projetada 3, nº 32, município de Ivinhema, na sexta-feira (10).

Ribeiro ainda informou que agroindústria deverá movimentar a agricultura familiar da zona rural do município e região, situação que necessitará mais ainda da atenção da prefeitura e governo do Estado através da Agraer, instituição vinculada a Semagro ((Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). “Nossa produção trará benefícios diretamente os agricultores familiares envolvidos nesse setor de fruticultura. E o sucesso de todo esse trabalho vai necessitar do apoio do poder público. Estamos otimistas com a inauguração”.

Na sua linha de produtos a MS Polpas e Sucos vai trabalhar com oito sabores: laranja, goiaba, manga, acerola, uva, morango e abacaxi. Totalmente regularizada a agroindústria produzirá para comercial os produtos dentro de mercados e restarurantes e, ainda, busca entrar no Pnae – Programa Nacional de Alimentação Escolar. “Estamos buscando uma forma de fornecer para as escolas. Há todo um trabalho para ser feito com os nossos agricultores familiares, mas como somos uma agroindústria, ou seja, temos essa possibilidade”, explicou o gerente de produção Daniel Persona.

Enelvo Felini, diretor-presidente da Agraer, afirmou estar satisfeito com o que viu da estrutura da agroindústria e que o escritório local está à disposição para ajudar no processo de inscrição do Pnae. “Documentos são exigidos para participar do Pnae. Há toda uma situação de que deve ser confirmada para que uma agroindpustria possa fornecer seus produtos. A Agraer também quer ser parceria ajudando nas orientações”.

Também participaram do evento o prefeito de Ivinhema, Tuta, o secretário Municipal de Agricultura, Edson Correa, a presidente do Sindicato Rural de Ivinhema, Edy Elaine Tarrafel, o deputado estadual Renato Câmara, o gerente de Desenvolvimento e Abastecimento (GDA/Agraer), Araquem Midon, o coordenador regional da Agraer de Nova Andradina, Sandro Polloni, e o coordenador municipal da Agraer da cidade, José Simeão. Além de secretários, vereadores e produtores rurais.

Texto: Aline Lira/ Fotos: Néia Maceno – Assessoria de Comunicação da Agraer

FONTE: Semagro