Programa da TV Educativa apresenta tradição da bubalinocultura em Bandeirantes e ações da Embrapa voltadas à COP30
O programa AgroEducativa, exibido no último domingo (4) pela TV Educativa de Mato Grosso do Sul, trouxe como destaques a criação de búfalos no município de Bandeirantes e os estudos da Embrapa sobre práticas sustentáveis na agropecuária, que serão debatidos na 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), em 2025.
Confira:
A equipe do programa visitou uma fazenda em Bandeirantes onde a criação de búfalos é mantida por uma família há mais de 50 anos. A reportagem mostrou o cotidiano no manejo dos animais, parentes próximos dos bovinos, introduzidos no Brasil ainda no século XIX. O país é hoje um dos maiores criadores de búfalos da América Latina.
Além disso, o programa abordou os esforços da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na elaboração de novos protocolos para a produção agropecuária sustentável. Essas ações fazem parte da preparação do Brasil para a COP30, que será realizada entre 10 e 21 de novembro de 2025, em Belém (PA). A conferência deverá reunir líderes globais para discutir estratégias de combate às mudanças climáticas, com foco especial no papel da agricultura sustentável.
A edição também contou com o quadro “Hora da Culinária”, no qual a culinarista Rosângela Ferreira ensinou os telespectadores a preparar um escondidinho de frango, receita que promete conquistar o paladar dos amantes da culinária rural.
AgroEducativa
Apresentado por Osmar Bastos, o AgroEducativa vai ao ar aos domingos, às 9h30, com reprise às terças-feiras, às 7h30, pela Rede E, canal 4.1. O programa se destaca como uma importante plataforma de informação sobre o agronegócio e a cultura local, promovendo práticas sustentáveis e inovação no campo. O programa é exibido em mais de 120 países. Os Estados Unidos lideram a audiência internacional.