plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

AgroEducativa: colheita da soja, seringais em MS e cupim soleado

A última edição do AgroEducativa do mês de fevereiro apresenta: as perspectivas na colheita da soja; MS produz borracha; estado de alerta sobre a gripe aviária; receita especial com carne de cupim. Além dessas, também tem cotação, oportunidades de emprego, agenda com eventos relacionados ao agro e muito mais.

Confira:

Colheita da soja em MS começou no início de fevereiro, e conforme os dados do Projeto SIGA-MS, executado pela Aprosoja-MS (Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), a colheita da safra de soja 2024/2025 alcançou no dia 10 de fevereiro cerca de 17,3% da área total. A área colhida até o momento, é de aproximadamente 778.673 hectares.

Com expectativa que a colheita da área seja 6,8% maior que o ciclo anterior, atingindo 4,501 milhões de hectares. A produtividade estimada é de 51,7 sc/ha, a média de sacas por hectare. Gerando a expectativa de produção de 13,977 milhões de toneladas. A perspectiva é baseada na média dos últimos 5 anos.

O Estado é novo na produção de borracha e conta atualmente com 23 mil hectares de seringais plantados, em 243 propriedades rurais, distribuídas em e 29 municípios. A região nordeste tem a maior área plantada, no município de Cassilândia se concentra o maior plantio, seguida de Aparecida do Taboado e Paranaíba.

O Brasil está em estado de alerta sobre a doença que atinge as aves, gripe aviária. Doença de notificação obrigatória à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), a influenza aviária é uma doença viral altamente contagiosa que afeta várias espécies de aves domésticas e silvestres e, ocasionalmente, mamíferos como ratos, gatos, cães, cavalos, suínos, bem como o homem.

A receita da semana está especial, o chef Lucas Caslu, ensina como prepar um delicioso cupim soleado com banana da terra.

AgroEducativa

O programa da Rede E aborda as inovações no campo e notícias do agronegócio. É apresentado pelo jornalista Osmar Bastos e vai ao ar todo domingo, às 9h30, com reprise às terças, às 7h30, pela Rede E, no canal 4.1.

Informações e fotos: Aprosoja/MS e Governo Federal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *