No último domingo (11) o programa Agro Educativa apresentou o Programa Estadual de Irrigação (MS IRRIGA), que foi iniciado no dia (23), para ampliar a agricultura irrigada em 40% até 2030 no Mato Grosso do Sul. Atualmente o Estado tem 320.304 hectares de agricultura irrigada, com aumento de 63% entre 2015 e 2024. Somente com pivôs centrais são 84 mil hectares (902 pivôs) em 53 municípios, irrigando principalmente soja, milho e pastagens.
Parte integrante do Plano Estadual de Manejo e Conservação do Solo e Água no Estado de Mato Grosso do Sul – PROSOLO, o Programa Estadual de Irrigação, surge como oportunidade para impulsionar a produção, em especial, àquela proveniente da agricultura familiar, contribuindo com a geração de renda e diversificação da economia local. O objetivo do MS IRRIGA é fomentar a expansão da área irrigada e ampliar a produção agrícola através do uso sustentável dos recursos hídricos.
Um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros, o arroz está na pauta do Agro, em outra reportagem também sobre irrigação, mostra como é a produção de arroz irrigado.
Em outra reportagem, apresenta o cultivo do tomate cereja, um fruto mais adocicado e menor que o tomate tradicional. O tomate cereja é uma variedade de tomate que possui frutos pequenos, com 2 a 3 centímetros de diâmetro, duas cavidades e polpa fina. Essa variedade é uma ótima alternativa também para quem quer plantar o fruto em casa. A profundidade da raiz fica em torno de 50 centímetros e a colheita é iniciada a partir de 80 a 90 dias depois do plantio.
E para finalizar, a receitinha especial não poderia faltar, desta vez o professor do Senac, Leonardo Corradini ensina como preparar uma polenta cremosa com pancetta suína.
Confira:
Créditos informações e fotos: Semadesc