24 de abril de 2024 - 13:40

Agraer viabiliza espaço na Ceasa para horticultor do Programa Hortas Urbanas

O Programa Hortas Urbanas é desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Agraer em parceria com a Prefeitura de Campo Grande, por intermédio da Sedesc/FAC, onde os horticultores individuais e grupos que cultivam hortas comunitárias, no perímetro urbano da capital, buscam alternativa de renda, melhoria da alimentação ou mesmo atividade ocupacional, dependendo da situação em que se encontram.

O Programa oferece orientação técnica, alguns insumos e apoio à comercialização, em especial nesse momento em que a colocação dos produtos na praça tornou-se mais difícil diante da conjuntura que todos atravessam.

No último dia 16 de julho, quinta-feira, o Produtor Joseílton de Almeida, que cultiva cerca de 1,5 ha no Parque Dallas, na capital, recebeu a visita de técnicos da Agraer, da Prefeitura e o Coordenador do Centro de Comercialização da Agricultura Familiar – Cecaf, Zildeneis Salviano, localizada nas dependências da Ceasa, onde tiveram a oportunidade de ouvir do horticultor: “Pensei que jamais poderia entrar na Ceasa para negociar meus produtos, achei até que pudesse ser barrado na porta”. De pronto foi explicado a ele que a Agraer possui um espaço para agricultores e que ele poderia, sim, ter acesso à Ceasa. Inclusive, levando a produção de seus vizinhos que lutam, como ele, nessa lida da agricultura urbana.

No dia seguinte, sábado, procurou o coordenador do Cecaf e, nesta última terça-feira (21/7), já levou seus produtos para comercializar naquele local. Ofertou salsa, cebolinha, coentro e alface lisa e crespa. Para sua felicidade vendeu tudo que levou. Verduras fresquinhas colhidas alguns minutos antes em sua horta. Quando chegou em seu primeiro dia, as luzes ainda estavam acessas no galpão.

“Valeu a pena chegar bem cedo”, comentou, feliz, o produtor.

A Agraer e os parceiros do Programa ficaram, extremamente, satisfeitos por contribuírem com a oportunidade conquistada pelo Sr. Joseílton. Demonstrando que a Agraer não se preocupa só com a produção agrícola, mas com pessoas que fazem essa produção, ajudando-as a conquistarem um lugar ao sol.

Afinal, é para isso que a Agraer trabalha !!!!!!

Texto: Fernando Nascimento – Diretor Executivo da Agraer