24 de abril de 2024 - 07:02

Agraer viabiliza acesso de centenas de trabalhadores rurais aos benefícios da Previdência Social em MS

O Governo do Estado, por intermédio da Agraer desenvolve, em parceria com o Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS, um serviço de grande relevância social para a comunidade rural de Mato Grosso do Sul.

Os benefícios previdenciários tais como: Aposentadoria, Licença Maternidade, Licença Saúde, Auxílio Maternidade, Auxílio Reclusão, entre outros, são acessados pelos trabalhadores rurais graças a esse apoio da Agraer.

A Parceria

O sucesso de trabalho só foi possível porque a responsável pelo INSS em Anastácio, juntamente com a Agraer, percorreram os assentamentos para informar aos trabalhadores de seus direitos e a Agraer orientando esses trabalhadores a organizarem seus documentos para dar entrada no INSS.

Segundo a Áurea Lemos, Gerente da Agência do INSS de Anastácio-MS, que também faz parte do Programa de Educação Previdenciária, o serviço prestado pela Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural foi essencial para que direitos fossem exercidos, dando dignidade a esses cidadãos.

A Gerente Áurea disse: “Quando a Agência Previdenciária lançou o INSS Digital, os agricultores tiveram muitas dificuldades e, nesse momento, o Instituto deixou de fazer os protocolos presencialmente. Eles, agricultores, não tinham condições de utilizar o sítio do INSS para solicitarem seus direitos”.

A Gestora agradeceu as equipes de Anastácio e Aquidauana, em nome das servidoras Vera, Cida e Jane, que estão sempre procurando informações para fazer valer os direitos dos trabalhadores do campo.

A Srª Áurea ainda relatou: “A Agraer acompanha desde o protocolo do pedido, acompanha o processo e, em caso de exigência de documentação, por parte do INSS, a Agraer procura o interessado para atendê-la. Posteriormente, anexa ao processo e caso seja concedido, informa o banco que será depositado o benefício e, em caso de indeferimento, ainda ajuda fazer o recurso do requerente”.

A Gerente Áurea afirmou que o trabalho está fluindo satisfatoriamente, nesses municípios, por causa do apoio incondicional da Agraer.

Os Beneficiários

No assentamento Indaiá IV, vê-se o exemplo da família do Sr. Claudenir Costa Tobias que foi aposentado por problemas na coluna, assim como sua filha que tive acesso à licença maternidade. Esses recursos recebidos são de fundamental importância para a melhoria da qualidade de vida da família.

Segundo o Sr. Claudenir “o apoio da D. Cida da Agraer foi muito bom, pois nós que vivemos no mato, não temos sabedoria para mexer com essas coisas”.

“Se não fosse a Cida da Agraer, principalmente nessa época de pandemia, não conseguiríamos. Eu mesma tentei antes e não consegui. Jamais teria informações para ganhar esses benefícios”, comentou D. Beth do Assentamento Indaiá II.

“Esses depoimentos nos incentivam e nos gratificam, pois mostram que a Agraer cuida de Pessoas e não apenas de suas criações e plantações”, frisa o Diretor-Presidente André Nogueira Borges.

A equipe de Anastácio e Aquidauana, sob a Coord. Regional Vera Lúcia Golze, também desenvolve esse trabalho em toda a região.

Impactos Positivos

Os Benefícios Sociais além de proporcionarem aos agricultores recursos financeiros para melhoria da qualidade de vida de suas famílias, esses recursos ingressam no município beneficiando o comércio local, gerando empregos, além de possibilitar aos produtores investirem na produção, com a aquisição de novas matrizes, equipamentos e insumos para melhoria de seus sistemas de produção, dinamizando a economia local.

A Agraer não é só Assistência Técnica, Pesquisa, Regularização Fundiária e Extensão Rural. É, também, meio de valorização da cidadania de sul-mato-grossenses do meio rural.

É prá isso que a AGRAER trabalha!!!!!

Texto: Fernando Nascimento – Diretor Executivo da Agraer