29 de março de 2024 - 09:09

Agraer entrega mudas aos primeiros agricultores do Programa Erva-Mate no sul do Estado

As entregas das mudas de erva-mate para o “Programa Erva-Mate” entregues sob a forma de doação pública, do Convênio celebrado entre Agraer e Ministério da Integração Nacional, através da Sudeco, iniciaram no dia 11 de maio nos municípios de Amambai, Coronel Sapucaia, Laguna Carapã e Tacuru.

Nessa primeira etapa serão entregues nos 10 municípios (Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Iguatemi, Japorã, Laguna Carapã, Paranhos, Ponta Porã e Tacuru), participantes do projeto mudas de erva-mate para 97 produtores rurais, em torno de 227.000 mudas. Sendo que as entregas para os outros 113 produtores rurais beneficiários serão até realizadas até outubro de 2020.

Na primeira etapa do Programa, os 210 produtores beneficiários receberam adubos químicos e orgânicos, sementes de crotalária e guandu (plantas de sombreamento), gel retentor de água. Cada participante do Projeto recebeu também um (1) hectare de terra preparada (gradagem aradora e niveladora) com apoio das Prefeituras Municipais, para a semeadura das plantas de sombreamento.

Os produtores rurais estão recebendo orientação técnica em todas as etapas, quais sejam: preparo do solo, adubação, semeadura das plantas de sombreamento, preparo do gel retentor de água, preparo de covas para o plantio das mudas para a implantação da área de erva-mate dos técnicos da Agraer.

Dentre os 210 beneficiários do “Programa Erva-Mate” estão participando onze (11) agricultores indígenas de Aldeias da Região Sul do Estado.

Texto e fotos: Escritório da Agraer de Ponta Porã