19 de abril de 2024 - 04:05

Agraer e Banco do Brasil reúnem-se para discutir fluxo de Análise de Projetos de Crédito – Plano Safra 2020/2021

Nesta quarta-feira (12), através de videoconferência, a equipe da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural – Agraer, reuniu-se com a equipe do Banco do Brasil para tratar do processo de apresentação, análise e aprovação de projetos de crédito rural, em especial, do Pronaf. Prosseguindo ações de divulgação do Plano Safra 2020/2021 e de treinamento sobre Crédito Rural.

Estiveram presentes: O Diretor-Presidente da Agraer André Nogueira Borges, o Gerente de Desenvolvimento Agrário e Abastecimento Araquem Midon e as Gestoras de Desenvolvimento Agrário Izabel Cristina Pereira e Aldione Soares, Eduardo Campos – Gerente de Mercado Agronegócios, Haroldo Cortez – Assessor da Superintendência do Banco do Brasil (MS), Aline Rudnick – Gerente de Grupo – Cenop/BB, Sérgio Malheiros – Gerente de Setor Técnico de Agronegócios – Banco do Brasil/MS, Equipe de Assistentes Técnicos Rurais do Banco do Brasil e Coordenadores Regionais, Municipais e Técnicos Projetistas da Agraer de 78 municípios de Mato Grosso do Sul. No total participaram 105 pessoas.

A participação especial foi da Gerente Aline Rudnick do Grupo do Cenop, que é da Central de Análises das Propostas do Banco do Brasil, sediada em Curitiba/PR, com importantes esclarecimentos sobre análise de projetos e detalhamento das principais ocorrências de pendências nas propostas de financiamento.

No primeiro momento, Haroldo Cortez, contextualizou a importância da Agricultura Familiar no Brasil e no Mato Grosso do Sul, através dos números de estabelecimentos rurais e números de Agricultores Familiares indicados pelo IBGE e quantos já estão de posse da Declaração de Aptidão ao Pronaf, informado pelo Sistema de Cadastro do Mapa.

A seguir, tratou-se sobre critérios estabelecidos em legislação Federal como obrigatórios para que Agricultores Familiares sejam beneficiários do Pronaf.

Após a análise de valores de créditos do Pronaf aplicados no MS, no Plano Safra 2019/2020, que foram de 5.320 contratos com total de recursos aplicados próximo de R$ 179 milhões de reais, foi esclarecido sobre as linhas de financiamentos disponíveis, para custeio e investimento, pelo Governo Federal, além de finalidade, teto, prazo para pagamento, bem como a redução das taxas de juros para o atual Plano Safra.

Ênfase foi dada ao Pronaf Moradia, que são recursos disponíveis para construção e reforma de moradias no imóvel rural de propriedades e Pronaf Bioeconomia que disponibiliza recurso de investimento para implantação, utilização de tecnologias de energia renováveis, ambientais, armazenamento hídrico, pequenos aproveitamentos hidro energéticos e silvicultura.

Com a participação interativa e atenção por parte dos técnicos da Agraer, muitas dúvidas foram esclarecidas, inclusive com a presença dos Agrônomos do Banco do Brasil. Encaminhamentos foram firmados, com o objetivo de dar maior celeridade e melhorar procedimentos do fluxo operacional, desde a origem da proposta, pelo técnico projetista da Agraer, até a contratação pelo Agente Financeiro.

Foi abordado sobre a obrigatoriedade de apresentação do Cadastro Ambiental Rural – CAR, Certificado de Recursos Hídricos, “venda casada”, entre outros assuntos técnicos relevantes para evitar inconsistências e atrasos e, assim, otimizar o trabalho dos técnicos da Agraer e do Banco, visando o melhor atendimento e facilitar o acesso aos recursos do Crédito Rural pelo produtor.

André Nogueira comentou: “A reunião foi muito proveitosa, cremos que muitas dúvidas foram esclarecidas e o entendimento do processo de análise e de aprovação do projeto de crédito tem nuances que podem prolongar a sua aprovação, caso alguns pontos não sejam atendidos pelos projetistas. A equipe da Agraer é bastante experiente e eficiente na elaboração de crédito rural, mas sempre temos pontos a aprender e entender o outro lado, ou seja, de quem está analisando o projeto, permitindo, assim, elaborar e apresentar um projeto viável e com a documentação acessória de acordo com as exigências regulamentares. Foi excelente a oportunidade. Acredito que o agricultor de Mato Grosso do Sul sairá ganhando”.

Texto: Fernando Nascimento – Diretor Executivo da Agraer