25 de abril de 2024 - 04:54

Agenda cultural do fim de semana tem literatura indígena, música clássica e gastronomia

Por Daniela Nahas

A agenda cultural deste fim de semana traz várias atrações, incluindo música clássica, literatura indígena, gastronomia e oficina de pinturas para crianças.

O Senac MS leva oficinas de gastronomia ao Festival do Peixe na Feira Central até este sábado (23). Entre as atrações está a cozinha show do Senac, que vai ensinar ao público o preparo de pratos com peixes regionais. O Festival teve início dia 17 e segue até o dia 24 (domingo) na feirona, das 19h às 20h.

Ouça e confira os eventos culturais deste fim de semana

A Oficina infantil do Sesc vai ensinar crianças a pintarem o retrato a famosa Frida Kahlo. No sábado o Sesc Cultura vai postar a vídeo-aula da Oficina de pintura com giz pastel oleoso. Os pequenos aprenderão sobre a pintura mexicana de Frida khalo, conhecida por seus autorretratos de inspiração surrealista. As videoaulas são postadas sempre aos sábados, às 9h, nas redes sociais Sesc Cultura @sescculturams e Facebook/sescculturams.

Grupo de Rap Indígena BRÔ MC’s, de Dourados (Foto: Reprodução-Internet)

Festival da Literatura Indígena, tem palestras, oficinas e música.

O que forma a literatura indígena brasileira? Como ela é construída? Quem a produz? Essas são algumas das perguntas que serão respondidas durante o Festival de Literatura Indígena, projeto cultural incentivado pelo Fundo de Investimentos Culturais (FIC-MS) da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

O Festival teve início dia 20 e segue até este sábado. A entrada é gratuita em todas as atividades. As inscrições para as oficinas podem ser feitas no link bit.ly/oficinasfestivaldaliteraturaindigena. O show musical será nesta sexta-feira no Átrio do Sesc Cultura, às 8 da noite com o Grupo de Rap Indígena BRÔ MC’s de Dourados/MS. O Sesc Cultura fica na avenida Afonso Pena, 2.270.

A Prefeitura através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), e em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), promove entre os dias 24 e 27 de outubro, o 14º Encontro com a Música Clássica. O evento reúne artistas nacionais e internacionais juntamente com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande, em concertos com púbico presente e transmissão on-line. Os concertos acontecem sempre às 20h (horário de MS), no Teatro Glauce Rocha, na UFMS. A entrada é gratuita e o teatro terá a lotação máxima de 300 pessoas. As apresentações serão transmitidas ao vivo, pelos canais de YouTube da Sectur e TV UFMS.

Neste ano, o festival faz uma homenagem especial ao centenário de nascimento do compositor argentino Astor Piazzolla, um dos mais importantes nomes na música latino-americana no século XX.

A programação completa do Festival pode ser encontrada no site https://encontrocomamusicaclassica.blogspot.com