plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

28 de março de 2024 - 14:30

Aedes Aegypti: Saúde inicia capacitação de agentes de controle em secretarias

A Secretaria de Estado de Saúde através da coordenação da Sala de Situação iniciou nesta quinta-feira (21) a capacitação dos agentes de controle do Aedes Aegypti indicados pelas secretarias estaduais. Mais de 20 pessoas participaram da reunião que contou com representantes da Sectei, Fundtur, PGE, Agehab, Agraer, Sejusp, Agesul, Funtrab, Fundect, Agesul, entre outras para conhecer o sistema de operação utilizado pela sala de situação, além da estratégia a ser utilizada para as notificações referentes a possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti.

O projeto do agente de controle do Aedes tem como objetivo direcionar um coordenador em cada secretaria estadual e suas instituições agregadas, que receba as informações e denuncias sobre locais com focos do mosquito dentro de suas secretarias e as repasse para a Sala de Situação.

“Para que haja esta parceria e mobilização de cada secretaria de estado é importante que cada agente tenha conhecimento da situação sobre as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti no estado. Além disso, cada agente conhecerá o nosso modo de operação para o registro de informações utilizando o sistema da sala de situação”, disse a coordenadora da Sala de Situação, Fátima Cheade.

O projeto do agente de controle em cada secretaria já havia sido apresentado pela Secretaria de Estado de Saúde em reunião com a governadora em exercício Rose Modesto e secretários de estado. A iniciativa integra as ações de enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti realizadas pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Saúde.

Mosquito transgênico

Na quarta-feira (20) equipes da Coordenadoria Estadual de Controle de Vetores se reuniram com representantes da empresa Oxitec do Brasil para conhecer o método de atuação do que está sendo chamado de “Aedes do Bem”. O projeto insere no habitat dos mosquitos uma espécie aletrada geneticamente que ao copular com a fêmea do Aedes Aegypti, impede com que seus ovos eclodam.

Para o coordenador estadual de controle de vetores, Mauro Lucio Rosário, a Secretaria de Estado de Saúde está buscando conhecer os métodos mais eficientes para o extermínio do mosquito, porém não reduz a importância da participação da sociedade nas ações.

“O mosquito transgênico tem mostrado bons resultados nas regiões em que foi implantado. É uma ferramenta de grande ajuda nesta guerra contra o mosquito. A secretaria de saúde analisará cada método que auxilie neste combate ao mosquito para que possamos futuramente implanta-los. Porém não devemos esquecer que grande parte do sucesso das ações deve-se a participação da sociedade nos cuidados para que não haja focos ou criadouros do mosquito Aedes Aegypti”, destacou o Mauro.

Jefferson Gonçalves, da Assessoria de Comunicação da SES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *