Adoniran Barbosa e Pery Ribeiro são homenageados no Sr. Brasil

Compartilhe:

Programa deste domingo presta homenagem a dois grandes nomes da música brasileira
Confira as atrações do Sr. Brasil deste domingo. (Foto: Divulgação)
Confira as atrações do Sr. Brasil deste domingo. (Foto: Divulgação)

O Sr. Brasil deste domingo (14) se rende à genialidade de dois gigantes da música brasieira: Adoniran Barbosa e Pery Ribeiro. O primeiro terá seu trabalho rememorado pelo Conjunto João Rubinato, enquanto Pery será alvo de homenagem especial comandada por Rolando Boldrin e que vai ao ar neste domingo (14) na TVE Cultura.

Nome do grupo que lhe rende homenagem, João Rubinato é também o verdadeiro nome de Adoniran. Filho de imigrantes italianos e paulista de Valinhos, nasceu em agosto de 1910 e se despediu da vida em 1982, em São Paulo. Cantor, compositor, ator e humorista, ganhou notoriedade no rádio, onde a introdução de Adoniran, a quem representara, acabou por suplantar seu próprio criador (e que foi emprestado de um colega de boemia).

Nas suas músicas, retrata a linguagem e os trejeitos paulistanos e do brasileiro, acertando em cheio o coração do público, expondo o cotidiano difícil das classes menos abastadas. Assinou “Trem das Onze”, que estourou nos anos 1950 com Os Demônios da Garoa. Faleceu aos 72 anos de idade, durante tratamento de enfisema pulmonar.

O Sr. Brasil ainda homenageia Peri Oliveira Martins, o Pery Ribeiro, carioca nascido em 1937 e que faleceu em 2012. Filho de Dalva de Oliveira e Herivelto Martins, foi também dublador. Começou na música nos anos 1960 –seu primeiro sucesso foi “Não devo insistir” e, como intérprete, deu voz a “Manhã de Carnaval” e “Samba de Orfeu”, além da primeira versão comercial de “Garota de Ipanema”, tornando-se um devotado à Bossa Nova. Figurou na lista dos 100 melhores cantores brasileiros elaborada pela Rolling Stones Brasil, em 2012.

Sintonize – Rolando Boldrin comanda o Sr. Brasil para defender o patrimônio cultural brasileiro, garantindo espaço às diferentes expressões do povo. O programa é transmitido da TV Cultura de São Paulo e veiculado por emissoras parceiras em todo o país. Na TVE Cultura, vai ao ar aos domingos, às 9h, com reprise às terças-feiras, a partir das 21h30, podendo ser acompanhado também na fan page do Portal da Educativa no Facebook.


Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *