plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

23 de abril de 2024 - 15:37

Ações de combate aos incêndios no Pantanal possibilitam preservação de 78,2% do bioma

O trabalho conjunto desencadeado pelo Governo do Estado e União, por meio da força-tarefa comandada pela Marinha, o Corpo de Bombeiros Militar, a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Defesa Civil, Imasul, Ibama, ICMBio, municípios e setor produtivo está sendo responsável pela preservação de 78,2% do Pantanal em praticamente nove meses de trabalho.

Dados sobre a atuação da administração estadual, do Corpo de Bombeiros, além das condições climáticas para as próximas semanas foram apresentados em live transmitida pelo perfil oficial do Governo do Estado no Facebook, às 16h desta quinta-feira (8).

Até o momento, os incêndios florestais na região do Pantanal em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul consumiram 3,977 milhões de hectares em 2020, o equivalente a 21,8% da extensão do bioma. A maior parte da área queimada do Pantanal está localizada no Mato Grosso, sendo 1,8 milhão da área em Mato Grosso do Sul. São sete meses seguidos de picos de incêndios florestais no Estado, recorde histórico que soma 19.215 focos no bioma em 2020. Em 2019 foram registrados 10 mil focos durante todo o ano. Veja aqui o relatório do Corpo de Bombeiros.

O Tenente-Coronel Moreira, do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul destaca que somente no mês de setembro foram contabilizados 8.106 focos de incêndio e em uma semana de outubro já são 956 focos. “No momento, temos oito operações de combate às chamas conduzidas pelo Corpo de Bombeiros no Estado. Com a efetividade do apoio da Marinha, dos bombeiros do PR e SC, das brigadas do Ibama, Prevfogo, ICMBio, setor sucroenergético e da Força Nacional, conseguimos preservar 78% do Pantanal. Os trabalhos continuam e as chuvas previstas para as próximas semanas vão nos auxiliar”, afirmou.

Franciane Rodrigues, coordenadora do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), ressaltou que Mato Grosso do Sul tem registrado recordes históricos de temperatura nas últimas semanas. A previsão do Cemtec é de que em outubro o clima continue quente, porém com pancadas isoladas de chuva a partir do dia 11 de outubro. As precipitações devem se intensificar nos próximos dias, atingindo volumes expressivos entre os dias 20 a 24, de outubro, com melhoria na umidade relativa do ar e na temperatura, colocando um fim na estiagem que ocorre desde 22 de setembro.

De acordo com o comandante do 6º distrito Naval, o Contra-Almirante Sérgio Gago Guida, “a Marinha destacou 40 combatentes que têm trabalhado diariamente na contenção dos maiores focos, que hoje estão na Serra do Amolar, e de outras áreas, como na BR-262, Porto Esperança e Estrada Parque Pantanal. Nossos voos diários já nos dão a ideia de que a quantidade global de incêndios foi reduzida, mas os ingredientes para que surjam novos focos ainda estão presentes, por isso continuamos vigilantes”, finalizou.

Priscilla Peres e Marcelo Armôa, Semagro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *