18 de abril de 2024 - 11:57

Ação social desvenda mistério de arara branca na capital

Uma ação inédita que está unindo criatividade, arte, em um monumento símbolo da nossa Capital gerou muita curiosidade nos últimos dias. Promovida pelo Sicredi em parceria com a Rede Hemosul-MS, com o aval da SES/Governo do Estado e Sectur/Prefeitura de Campo Grande, a campanha “Do mesmo Sangue” foi lançada nesta quinta-feira (05.08).

O objetivo da iniciativa que envolve várias instituições é aliar incentivo à doação de sangue e à restauração de monumentos da Capital: o  Monumento das Araras, atrai visitantes pela beleza da obra de arte que retrata duas araras azuis e uma vermelha, aves típicas de nosso bioma, do nosso Pantanal.

A Rede Hemosul-MS tem enfrentado períodos de significativa baixa nos estoques de sangue, como avalia a coordenadora geral da instituição, Marli Vavas, falando da importância da iniciativa: “neste momento crítico que os estoques já sofrem as maiores baixas do ano, com o agravamento da pandemia, isto se tornou ainda mais extremo, o que faz das parcerias em campanhas e ações institucionais uma das opções de mobilização e conscientização da população sobre a causa do sangue”.

Marli acrescenta ainda:  “Os estoques das tipagens O Positivo e O Negativo têm exigido uma atenção especial pelas baixas que vêm apresentando há alguns meses e, embora haja resposta da população, o alcance dos estoques estratégicos desses tipos sanguíneos têm sido o principal desafio”.

A ideia é simples e criativa uma vez que a pintura do monumento vai depender da colaboração da população, através da doação de sangue. A cada 1000 bolsas doadas, uma parte da arara será colorida novamente, em cinco etapas. “O Sicredi sempre foi um grande incentivador da cultura e do fortalecimento da arte regional e desta vez, aliamos a revitalização desse tradicional monumento de nossa cidade, com a doação de sangue, pois, sabemos que o Hemosul necessita de apoio, principalmente neste momento de pandemia, onde a demanda é maior. É uma grande alegria promover essa corrente do bem, onde todos ganham”, avalia o presidente do Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, Celso Ramos Regis.

A pintura da arara de 10 metros de altura estará sob a responsabilidade do artista plástico Cleir, que em 1996 construiu a obra localizada na Praça União, no Bairro Amambaí.

As doações de sangue podem ser realizadas diretamente no Hemosul da Capital, localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304 e nas unidades de coleta no estado, Dourados, Ponta Porã, Três Lagoas, Paranaíba e Coxim.

Diante da pandemia de Covid-19, as doações podem ser agendadas, evitando aglomerações, mas também serão atendidas as demandas espontâneas por ordem de chegada. Vale lembrar que o Hemosul toma todas as medidas de segurança para a doação. Mais informações e agendamentos pelo (67) 3312-1516, 1529 ou whatsapp 99298-6316.

Ana Brito, Subcom e Mayra Franceschi, Hemosul