Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Bodoquena e AAPC (Associação de Apoio ao Paciente com Câncer) Amigos do Chitão contribui para zerar fila, de cerca de 50 pacientes, que aguardavam por atendimento de urologista na Capital. Os atendimentos foram realizados na Unidade Básica de Saúde Maria Rita Sena Campos, pelo médico Dr Jamal Salem nesta quarta-feira (15).
A ação é uma medida de prevenção ao câncer de próstata, que atinge 1 a cada 6 homens no Brasil. Recepção cheia, todos muito atentos para escutar as recomendações que o médico passa antes de abrir as consultas, entre elas, a para que eles não tenham vergonha de dizer o que sentem. “Podem falar, não tenham vergonha nem receio”, diz, em meio as brincadeiras.
Foram atendidos homens de diversas faixas etárias. Os casos que apresentarem alterações, receberão tratamento no consultório do médico, de forma gratuita.
AAPC (Associação de Apoio ao Paciente com Câncer) Amigos do Chitão – A associação, conta com casas de apoio recebem pacientes com câncer e familiares que precisam de se deslocar para Campo Grande e Barretos (SP), para realizar tratamento. Atualmente o projeto conta com 5 unidades, uma na Capital de Mato Grosso do Sul, e quatro em Barretos. O projeto que leva médicos ao interior de MS visa diminuir o fluxo nas casas, realizando prevenção e tratamento precoce. Há 7 anos o trabalho é realizado em Bodoquena e já foram atendidos cerca de 600 pacientes.
Com informações de Prefeitura Municipal de Bodoquena