23 de abril de 2024 - 21:59

Abrigos assistenciais de Campo Grande serão beneficiados com a Campanha Compartilhe o Natal

Mateus Pimentel , 8 anos, é uma criança alegre, falante e carinhosa com as pessoas que se aproximam dele. Aluno do ensino fundamental da Apae, de Campo Grande, se destaca na sala de aula pela facilidade em se expressar: “Quero ganhar a alavanca do Batman no Natal”, revela o pequeno.

Além de Mateus, outras crianças e adolescentes da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) serão beneficiadas com a Campanha Compartilhe o Natal, do Ministério Público de Mato Grosso do Sul. Em sua terceira edição, o projeto busca sensibilizar a sociedade, órgãos públicos e a iniciativa privada para a doação de brinquedos e roupas para crianças e adolescentes de abrigos assistenciais do estado.

“A previsão é de que 4.400 brinquedos serão doados para as unidades da Apae da Capital nesta edição da Campanha. É um projeto não apenas assistencial, mas que prioriza a valorização das pessoas e a inclusão social”, afirmou Claudeice Mendes, Diretora Pedagógica do Cedeg/Apae.

Para Sandra Barros, avó do Saulo Barros de Souza, de 4 anos, aluno do ensino infantil da Apae, é importante a ação de entrega de brinquedos para as crianças. “Muitas famílias não têm condições de presentear seus filhos no Natal, e com esse projeto os pequenos podem ganhar brinquedos”, considera. A vovó afirma que enfrenta dificuldades para criar o garoto, ele nasceu com sequelas mentais e foi abandonado pela mãe, usuária de drogas.

Já Raniele França, sete anos, é expansiva e comunicativa. Seu abraço, ao cumprimentar as pessoas, parece de “gente grande”, pela força e intensidade. “Minha filha é forte mesmo”, assume a mãe da aluna da Apae, Florinalva Maria de Araújo.  Dona Florinalva diz que “é muito bonita a confraternização de final de ano na instituição, tem música, festa  e  entrega de brinquedos”.

A garota Lara Amaral, nove anos, frequenta o Ismac  (Instituto Sul Mato Grossense para Cegos) desde os oito meses. Criada pela avó, Edenilza Jara, ela desenvolve várias atividades na entidade que a ajudam no dia-a-dia.  Uma das aulas que mais gosta de fazer “é de judô”, reconhece .

No ano passado a menina  ganhou, na Campanha de Natal, um presente que considerou especial: “ foi uma boneca que gostei muito”. Este ano Lara não sabe bem o que quer ganhar, e responde humildemente: “pode ser qualquer brinquedo”.

O Cotolengo MS, instituição que atende cerca de noventa crianças e adolescentes com paralisia cerebral severa, também será contemplado com a doação de brinquedos do projeto natalino. O Diretor do local, padre Valdeci Marcolino, esclarece que todo tipo de doação, não apenas de brinquedos, mas de produtos de nutrição (leite, complementos alimentares e vitamínicos) e limpeza, entre outros, é importante para manter o abrigo, mas frisa que o apoio material não é tudo.

“Recomendamos para quem quiser colaborar, que não fique apenas na ajuda financeira ou material, mas que venha aqui,  conhecer as crianças, dar um pouco de carinho à elas.”,  sinaliza.

Com um olhar diferenciado em relação à realidade que vivencia, o sacerdote distribui e recebe carinho dos que são atendidos no Cotolengo. Padre Valdeci acredita que as pessoas com deficiência “vem a este mundo não para purgar pecados, mas para mudar nossa visão das coisas, nos mostrar como muitas vezes reclamamos de tudo sem necessidade.  Da maneira delas, essas crianças e adolescentes retribuem nossa atenção  com um sorriso ou uma expressão acolhedora”, enaltece.

Para participar da Campanha  Compartilhe o Natal, você pode acessar o site https://compartilheonatal.wordpress.com/ e obter mais informações sobre a doação de brinquedos e pontos de coleta, entre outros dados.