plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

18 de abril de 2024 - 15:20

Abertas inscrições para novas turmas em curso de idioma guarani

O Instituo Cultural Chamamé MS – Chamamé, Guarânia e Polca Paraguaia, em parceria com o Consulado do Paraguai em Campo Grande e apoio do Governo do Estado por meio da Rádio e TV Educativa (RTVE), abriu inscrições para duas novas turmas ao “Curso Básico da Língua Guaraní”.

No lançamento do curso, em agosto do ano passado, cerca de 200 candidatos disputaram 20 vagas. Em razão da procura, estão sendo abertas duas turmas este ano. As inscrições podem ser feitas através do site www.chamamems.com.br.

De acordo com o presidente do Instituto Cultural Chamamé MS, Orivaldo Mengual, haverá aulas em dois turnos, à tarde e à noite. No horário vespertino, as aulas serão ministradas todas as segundas e quintas feiras, das 15h às 17h, com início em 7 de março. No período noturno, as aulas serão todas as terças e quintas feiras, das 19h às 21h. Como no ano passado, o curso funcionará na sede do Consulado do Paraguai em Campo Grande, na rua Marechal Rondon, 1.945, entre as ruas Rui Barbosa e Pedro Celestino.

O curso de guarani será oferecido em módulo básico, com carga de 100 horas pela professora Idalina Maciel Leon, formada pelo Instituto Ateneu. Segundo ela, “aprender o idioma guarani é importante para entender a cultura paraguaia e também indígena”.

Mato Grosso do Sul tem uma grande população de imigrantes paraguaios e índios que adotam o idioma no dia a dia. “Dependendo do aluno é possível adquirir fluência nesse curso básico” disse a professora Idalina Maciel ao Portal da Educativa.

Segundo Idalina Maciel, o alfabeto do idioma guarani é composto de 33 letras entre consoantes, sinais de nasalidade, oral e dígrafo (uso de duas letras para um único fonema). “O alfabeto do idioma guarani é maior que o português e espanhol, mas não é difícil de aprender. Como toda língua, o aprendizado depende de dedicação e disciplina do aluno”, lembra a professora do curso patrocinado pelo Instituto Chamamé MS e Consulado do Paraguai.

Como um dos idiomas do Mercosul, o guarani também é recomendado para os profissionais que atuam na área de relações internacionais e comércio exterior.

Desde 2007 o guarani passou a ser um dos idiomas oficiais do Mercosul (Mercado Comum do Sul), bloco que reúne os países da América do Sul.

Inscrições no link: http://www.chamamems.com.br/noticias/curso-de-idioma-guarani-turmas-2-e-3.

Informações: 9927-5144 e 3384-6610.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *