20 de abril de 2024 - 05:26

A uma semana do evento, Flibonito ainda não foi confirmada e público questiona ‘silêncio’

A Feira Literária de Bonito, já considerada um dos maiores eventos populares de incentivo a leitura do país, entrou no campo das incertezas. Até o momento, a Flibonito, que deveria acontecer entre os dias 8 e 11 de novembro em Bonito (MS), não foi confirmada nem pela organização e nem pelo Executivo Municipal. O público começou a questionar a ausência de informações nas redes sociais.

Uma moradora da cidade publicou em sua pagina pessoal do Facebook uma foto com a logo do evento, questionando se a Flibonito irá ou não acontecer. Em pouco tempo, vários comentários começaram a aparecer e um deles, de um músico da cidade que iria tocar na Feira, informa o possível cancelamento. “Cancelaram. Eu iria tocar. Os gastos do ano passado foram reprovados e toda a verba que seria destinada a cultura foi bloqueada”, disse.

A informação de bloqueio dos recursos já havia sido divulgada pela Prefeitura no último dia 19, devido à reprovação da prestação de contas do Festival da Guavira de 2014. Segundo o Executivo, Bonito recebeu R$ 300 mil do Ministério do Turismo, oriundos do Programa de Promoção de Fortalecimento do Desenvolvimento Turístico, para a realização do Festival e deveria cumprir uma série de recomendações, o que acabou não acontecendo.

“A realização do evento foi – naquela ocasião – acompanhada por um fiscal federal do Ministério do Turismo, cujo objetivo era verificar se as ações previstas no projeto estavam sendo cumpridas corretamente. A fiscalização resultou em um relatório conhecido como “relatório de glosa”, que negativou diversos serviços considerados fora das especificações, incluindo banheiros químicos, dimensões do palco, projetores de longo alcance e serviços de seguranças (diurnos e noturnos) e recepcionistas”.

Com isso, o município foi incluso no sistema do CAUC (Cadastro Único dos Convênios) e notificado a devolver o valor de R$ 94.940,00. Até que isso aconteça, Bonito fica impedido de receber qualquer recurso federal ou estadual bem como celebrar convênios.

A reportagem tentou contato com assessoria de imprensa da Prefeitura por e-mail e telefone, mas não obteve retorno. Os secretários de Turismo e de Educação e Cultura também foram procurados por telefone, mas não foi possível o contato.

Flibonito 2017

A 3ª edição da Feira Literária de Bonito aconteceria entre os dias 16 e 19 de agosto e foi adiada devido ao ‘momento político-econômico dos municípios na ocasião’. Segundo a organização, o cenário econômico desfavorável acabou refletindo pontualmente em setores como a Cultura e para não haver prejuízos na programação, optou-se pela mudança de datas.

As homenageadas desta edição são Clarice Lispector e Maria Glória Sá Rosa. Os autores Ademir Assunção, Afonso Borges, Andrea Zamorano, Carlos Herculano Lopes, Cidinha da Silva, Etel Frota, João Anzanello Carrascoza, João Paulo Cuenca, Karina Kristiane  Vicelli, Lucilena Machado, Marina Colasanti, Moema Vilela, Patricia Pirota, Rodrigo Feres, Rodrigo Teixeira e Wagner Merije também estão na programação oficial. E as atrações musicais ficam por conta da Orquestra de Viola Vozes do Pantanal , a Orquestra Jovem Fundação Ueze Zahran, Chicão Castro, Melanina Sound Club feat. André Stabile e Guilherme Rondon.