23 de abril de 2024 - 10:16

A literatura de Cordel em destaque com Ivaldo Batista Na Cadeira do DJ

Ivaldo Batista Costa e a literatura de cordel em destaque Na Cadeira do DJ. (foto: arquivo pessoal)

O programa Na Cadeira do DJ desta quarta-feira (19/08) recebe o professor e cordelista Ivaldo Batista a partir das 10:30 na Educativa 104.7 FM. Ivaldo Batista conta suas histórias com o cordel Brasil afora, falando sobre a linguagem e o estilo simples da literatura popular praticada pelos cordelistas. Celito Espíndola conduz a entrevista produzida e apresentada por Gilson Espíndola e Daniel Rockenbach.

Ivaldo Batista Costa nasceu em 12 de Janeiro de 1963 na cidade Carpina, interior do Pernambuco. É filho de Heleno Batista Costa e Maria Emília Costa e tem seis irmãos. Em 1969, aos seis anos, deixou seu a cidade natal e foi morar em Recife onde teve sua formação escolar e acadêmica.

Formado Bacharel em Teologia pelo STBNB e Licenciado em História pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com pós-graduação em História, Ivaldo Batista Costa é atualmente professor aposentado da rede oficial de ensino do Estado de Pernambuco e da Rede Municipal em Jaboatão dos Guararapes, com trinta e três anos de docência, tendo lecionado também na rede privada de ensino por 12 anos.

Ivaldo Batista fez do cordel prática diária em sua vida escrevendo livros com temas regionais onde ilustra os capítulos com estrofes de cordéis, a destacar: “Sete dias na capital do Forró”, “A bênça meu Padim Pade Ciço”, “500 anos – Por que o índio foi condenado”, “Nova Jerusalém, a paixão de Pernambuco”, “Recife: uma fantasia para o mundo” e “Carpina Minha Esperança”. Com foco na literatura popular, Ivan Batista já soma mais de 350 publicações de folhetos de cordéis com os mais variados temas populares e muitas outras histórias ainda por vir.

Membro da AILA (Academia Internacional de Literatura e Artes) e da UCEA (União Carpinense de Escritores), Ivan Batista elaborou projetos para divulgação da literatura de cordel como “Ciranda de Cordel” e “Cordel Carrossel”. O cordelista se lançou ao desafio de levar o cordel para todas as cidades brasileiras entregando em bibliotecas e museus e outros espaços públicos em escolas e universidades espalhadas por todo Brasil.

Os temas abordados em suas histórias são diversos: no projeto “Minha cidade em cordel”, Ivaldo Batista conta a história de várias cidades em forma de cordel bem como fala sobre times de futebol, biografias, temas sociais e culturais com humor e crítica, sempre propagando a literatura de cordel por onde passa.

Foto em destaque: Arquivo pessoal.

Sintonize – Apresentado por Celito Espíndola e com produção de Gilson Espíndola e Daniel Rockenbach, Na Cadeira do DJ vai ao ar às segundas e quartas-feiras, das 10h30 às 12h, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa (na aba Ouvir a Rádio) ou em formato podcast no Spotify e demais agregadores. O programa Na Cadeira do DJ também está no facebook e no instagram.