29 de março de 2024 - 07:29

A literatura de cordel é destaque no programa Na Cadeira do DJ

Cordelista experiente do município de Carpina (PE), Ivaldo Batista é a atração do programa Na Cadeira do DJ da Rádio Educativa FM 104,7. Autor de mais de duzentos folhetos de cordel, Ivaldo Batista viaja o Brasil divulgando o gênero literário de origem popular.

“Já visitei quase quinhentas cidades brasileiras, numa média de quinze a vinte municípios por estado. Um dos folhetos que escreví é uma homenagem à Campo Grande”, conta Ivaldo. O poema, de seis páginas, aborda os atrativos da cidade e o desejo do escritor de retornar à Capital de Mato Grosso do Sul:

“Campo Grande Campão por tratamento

Capital dos Ipês no meu Brasil

Até quem é de fora já te viu

Descobriu o teu grande crescimento

Tua prosperidade no momento

É algo que se pode destacar

Impossível não se observar

Basta uma observação serena.

CAMPO GRANDE minha doce morena

Deus permite que eu volte pra ficar.”

Professor de História da rede oficial de ensino de Pernambuco, Ivaldo utiliza o cordel como ferramenta didática. “Muitos estudantes tem preguiça de ler e o cordel, com sua forma simplificada e lúdica de abordar os assuntos, facilita a transmissão do conteúdo e o interesse dos jovens pela aula”, avalia.

Ele esclarece que os poemas podem ser lidos ou cantados e que as temáticas são variadas. Os cordelistas abordam desde questões cotidianas, à assuntos históricos, religiosos, políticos e culturais, entre outros.

Quer saber um pouco mais sobre o trabalho do professor de socializar a leitura e preservar a memória do cordel ? Então fique ligado no programa Na Cadeira do DJ da Educativa FM 104,7, transmitido às segundas e quartas-feiras, a partir das 10h30. A produção e apresentação são de Celito e Gilson Espíndola.