16 de abril de 2024 - 11:28

A Educação Fiscal como reguladora social esteve em pauta no Bom Dia Campo Grande

De que forma a educação fiscal pode contribuir no controle da aplicação do dinheiro público? O tema foi abordado em uma das entrevistas de estúdio do programa Bom Dia Campo Grande, da Educativa FM 104,7. O Coordenador do Programa Estadual de Educação Fiscal , Carlos Roberto Antunes, falou sobre as ações desenvolvidas pela Secretaria de Fazenda de MS (SEFAZ) para levar à comunidade mais informações e esclarecimentos sobre os tributos e sua alocação.

“A sociedade precisa acompanhar e fiscalizar como os impostos estão sendo empregados. As pessoas precisam se apropriar dessas informações, de como funciona o sistema de tributação, de como o ICMS, a maior fonte arrecadadora do estado, é repassado para setores como a saúde, a segurança e a educação”, esclareceu Antunes.

Um dos projetos criados pela Sefaz é “Visitando a Alfândega”, que prevê a participação de vinte escolas públicas da Capital (dez municipais e dez estaduais). A ideia é que os alunos conheçam a Receita Federal e fiquem a par do trabalho realizado pelo órgão.

“Vamos começar o projeto em julho, com a visita de alunos da escola Orcirio Thiago de Oliveira. Precisamos firmar parcerias para ampliar a iniciativa. Queremos mostrar à comunidade como os produtos contrabandeados, entre outros prejuízos, deixam de gerar empregos, de arrecadar impostos, de serem investidos na administração pública, ao invés de desviados para o tráfico”, afirmou o coordenador da secretaria.

Outra atividade da Sefaz é o curso “Disseminadores de Educação Fiscal”, que começou no dia 30 de abril e vai até sete de julho. “É um encontro entre estado e cidadão, no qual se esclarece como são empregados os tributos, a importância da sociedade acompanhar a alocação desses recursos na Assembléia e na Câmara Municipal, entre outras questões pertinentes”, sinalizou Carlos Roberto.

Serviço – Programa “Bom Dia Campo Grande”, da Educativa FM 104,7. De segunda à sexta-feira, das 7h00 às 8h00. Produção: Rose Rodrigues. Apresentação: Bosco Martins, Diana Gaúna e Anderson Barão.