plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

25 de julho de 2024 - 06:59

A Cadeira do DJ sob o olhar de Roberto Higa e Nilson Figueiredo

Os fotojornalistas Roberto Higa e Nilson Figueiredo. (foto:Daniel Rockenbach)

O programa Na Cadeira do DJ de hoje (5) com Gilson e Celito Espíndola recebeu os fotojornalistas Roberto Higa e Nilson Figueiredo que vieram falar sobre seus trabalhos e a exposição de fotografias “Olhares da Notícia”. A mostra começa hoje no Espaço Cultural Jornalista Aldo Olarte de Souza, no Palácio das Comunicações J. Barbosa Rodrigues, a partir das 19:30 com uma vernissage com a presença dos fotojornalistas entrevistados e ainda o fotógrafo Valentim Manieri.

Com 66 anos de idade e 50 de profissão dedicados à fotografia, Roberto Higa, ou simplesmente Higa, é o fotógrafo responsável por contar a história de Campo Grande e do MS através de suas lentes. Ele foi o primeiro expositor de fotojornalismo no antigo Estado de Mato Grosso, e em 1977, após a divisão do Estado, também realizou a primeira exposição de fotografia de recém-criado Estado de Mato Grosso do Sul.

Roberto Higa e Ana Rita Moraes, curadora da exposição. (foto: Daniel Rockenbach)

Sobre o ofício da fotografia, Higa relembrou de uma frase de um professor na época que dava seus primeiros passos na profissão: “Você não vai usar essa máquina no pescoço só pra entrar em festa de graça, você tem um compromisso. A câmera pode virar até uma arma se não souber usar.”, conta o fotógrafo. Quanto ao uso social da fotografia, Higa pondera: “Através do meu trabalho, eu tenho ajudado as pessoas. O que as lentes revelam, muitas vezes pode mudar a vida de uma pessoa, principalmente quem está em necessidade.”

Uma das atrações do saudoso fotojornalista na exposição é um painel em que ele reuniu nas últimas décadas imagens de colegas jornalistas e fotógrafos. O painel promete muita nostalgia segundo Higa: “Muita gente que nem imaginava estar ali aparece, venho cuidando desse painel faz tempo.”

O fotojornalista Nilson Pinto de Figueiredo atua na área da fotografia há mais de 40 anos. Trabalhou nos jornais O PalanqueCorreio do EstadoFolha de Campo Grande e Primeira Hora, além de ter sido fotógrafo do governo Marcelo Miranda e do prefeito Lúdio Coelho. Apesar de ter demorado a aderir à fotografia digital, Nilson considera hoje um grande avanço ao fotojornalismo.

Nilson não apenas estudou com Roberto Higa como também atuou junto em várias ocasiões. Ambos fotografaram vários eventos históricos na capital, desde lançamentos de obras à visitas de grandes personalidades como por exemplo o Papa João Paulo Segundo. Sobre sua relação com a profissão, Nilson pondera: “A fotografia hoje já está no sangue. Comecei registrando eventos e acabei me encontrando na fotografia.”

A exposição será aberta ao público a partir de amanhã (6), das 8h às 18h, na sede da Fertel (Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul). A inauguração da exposição acontece hoje, a partir das 19:30, no Espaço Cultural da TVE Cultura e contará com a presença dos fotojornalistas em vernissage aberta ao público.

Espaço Cultural Jornalista Aldo Olarte de Souza, o Espaço Cultural da TVE Cultura, é aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e a entrada para a exposição é franca. Instituições podem agendar visitas de grupos ao local e aos estúdios da Fertel pelo telefone (67) 3318-3872, com a curadora do espaço, Ana Rita Moraes.

Sintonize – Apresentado por Gilson e Celito Espíndola, o programa Na Cadeira do DJ vai ao ar às segundas e quartas-feiras, excepcionalmente das 10h às 11h durante o período de Campanha Eleitoral, na Educativa 104.7 FM podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa (na aba Ouvir a Rádio).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *