30 de abril de 2024 - 03:57

Distribuição gratuita de kits digitais continua na Capital e em Terenos

O Programa Seja Digital, que prevê a distribuição gratuita de kits conversores do sinal analógico para o digital, ainda dispõe de mais de oito mil equipamentos para serem distribuídos à famílias beneficiárias de programas sociais do governo federal, nas cidades de Campo Grande e Terenos. Até agora mais de 125 mil kits forem entregues nos dois municípios de Mato Grosso do Sul, conforme esclareceu  o Gerente Regional da Seja Digital, Wellington Vidaurre.

Na entrevista de estúdio do programa Bom Dia Campo Grande, Wellington falou sobre os atendimentos que estão sendo feitos no estado para agilizar o processo de digitalização das tevês. “Informamos que mais de 135 mil kits conversores foram disponibilizados para famílias da Capital e de Terenos. Para quem tem dúvidas se pode ou não receber o benefício, basta ligar no telefone 147 (ligação gratuita) ou consultar o site www.sejadigital.com.br/. O desligamento do sinal analógico para o digital começou no dia 14 de agosto nas cidades citadas, sendo que no dia 31 de outubro é a data limite para efetivarmos essa ação”, confirmou Vidaurre.

Já em outras regiões do estado, como Três Lagoas e Corumbá, o prazo para a conversão do sinal vai até 2023, segundo o Gerente Regional da Seja Digital. Wellington também enfatizou as vantagens dessa mudança: “o que se nota é a qualidade da imagem e do som trazida pela digitalização, parece uma nova tevê’, considerou.

Sobre a Seja Digital – É uma instituição não-governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, a finalidade da entidade é garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para a TV digital voltados para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico.

O desligamento do sinal analógico irá liberar a faixa de 700Mhz para que a oferta de internet 4G possa ser expandida por todo o país. O 4G é uma das tecnologias para telefonia móvel mais avançadas e permite que dispositivos como celular, smartphone, laptops e tablets acessem a internet com velocidades muito mais rápidas, além disso a cobertura do sinal em ambientes fechados é muito melhor quando é usada a faixa de 700 MHz.

A distribuição dos kits gratuitos, com antena e conversor, efetuada pela Seja Digital é direcionada para pessoas de baixa renda cadastradas em Programas Sociais do Governo Federal. A lista de beneficiários é fornecida pelo Ministério do Desenvolvimento Social. Para saber se está na lista ou se o agendamento já está liberado em sua região, o beneficiário deve acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para 147 com o CPF ou NIS (Número de Identificação Social fornecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social) em mãos.

Bom Dia Campo Grande – Programa da 104.7 FM Educativa, veiculado pela rádio e pelo portal da educativa de segunda à sexta-feira, das 7h às 8h. Apresentação: Anderson Barão, Maristela Cantadori e Bosco Martins.. Produção: Rose Rodrigues e Allisson Ishy. O ouvinte pode interagir pelo whatsapp 99333 1047, ou pelo email bomdiacampogrande2018@gmail.com