plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

29 de abril de 2024 - 23:54

Papo de Mãe: automutilação, transtorno que tem aumentado entre jovens

A automutilação é um transtorno que merece bastante atenção e precisa ser tratado. Esse distúrbio tem aumentando entre jovens e, logo, preocupado muitas famílias.
Para abordar e discutir o assunto, Rhayra, de 17 anos, que já passou por isso, dá seu depoimento no programa. Além dela, as apresentadoras Roberta Manreza e Mariana Kotscho recebem Rodrigo da Silva Dias, psiquiatra, e Liane Cordeiro Castelo, mãe da Rhayra e da Lívia, de 4 anos.
O programa vai ao ar nesta terça-feira (4) às 16h45 na TVE Cultura.
Depois de participar da conversa sobre a doença, a adolescente Rhayra deixa uma mensagem para aqueles que possuem depressão e se automutilam: “Eu já passei por isso e eu sei que as pessoas que se cortam sofrem uma pressão muito grande. Os pais devem apoiar muito. Os amigos de escola têm de se aproximar mais delas, não podem deixá-las sozinhas. Porque quando elas se sentem sozinhas, sem amor, sem nada, elas começam se cortar mais e acabam se matando”.
No programa, o psiquiatra Rodrigo da Silva Dias aborda a maneira como os pais podem agir com seus filhos, “deixando claro que se possa falar na família sobre transtornos e problemas mentais. Compartilhar o estresse ou o sofrimento emocional é fundamental”. Eles também falam de alternativas para ajudá-los a superar a automutilação.
O Brasil não tem estatísticas oficiais sobre o assunto, mas, de acordo com estudos americanos, 25% das meninas e 10% dos meninos dizem sofrer deste mal. É com esse número que os ambulatórios de adolescentes do Hospital das Clínicas de São Paulo e do Hospital Universitário de Brasília trabalham.
Assista – Produção da TV Cultura de São Paulo retransmitido para todo o Brasil pelas redes públicas de televisão, como a TVE Cultura, o programa Momento Papo de Mãe traz informações e dicas para ajudar o dia a dia de mães e filhos, indo ao ar de segunda a sexta-feira às 16h45. A atração pode ser acompanhada também pelo Portal da Educativa (na aba Assista a TV).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *