29 de abril de 2024 - 21:59

Bonito vai debater criação de Sistema Municipal de Cultura em reunião nesta segunda-feira

O Fórum Municipal da Cultura de Bonito, criado para ajudar na estruturação do setor no município, vai realizar a primeira reunião aberta ao público nesta segunda-feira (26), a partir das 18h30 na sala do Comtur (Conselho Municipal da Cultura). Na pauta da reunião está a criação de uma comissão para elaboração da lei que deve instituir o Sistema Municipal de Cultura de Bonito, necessário para que o município receba os recursos federais e estaduais destinados a cultura.

O Fórum é formado por artistas e comerciantes do setor, que já possuem um conhecimento prévio da situação e vão auxiliar no processo de criação do Conselho de Políticas Culturais (CMPC) e na implantação do Sistema Municipal de Cultura. A posse oficial foi no inicio do mês e segundo a presidente, a contadora de histórias Fernanda Reverdito, surgiu da necessidade de uma sociedade mais participativa. “Um dos objetivos é ajudar o município nesse Sistema, para que ela saiba um diagnostico de cada músico, de cada artista plástico, de cada artesão, artes de forma geral, para que no momento que a gente tenha uma apresentação, sempre tenhamos artistas locais e não favorecendo só um, mas várias categorias”.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Roseli Gambim explica que com a criação da Lei Estadual do Sistema de Cultura, os municípios ganharam mais força para articular também um sistema local. “Para essa verba ser repassada aos municípios, deve existir um fundo e esse fundo só é criado, essa verba, esse 1%, ou o que for determinado, ele só chega a este encontro caso o município esteja organizado, com a lei que institui o sistema Municipal de Cultura, com um Conselho Municipal de Cultura, juntamente com o Fórum Municipal de Cultura. Então todos esses segmentos organizados fazem com que seja de forma legal”.

Ainda segundo Roseli, Bonito possui muitas ações no papel, com várias questões já articuladas, mas quando se trata da parte financeira, orçamentária, ainda ‘esta na estaca zero’. “Nós não temos em mãos. Então nós estamos fazendo todo esse trabalho burocrático. Já estamos com a lei no nosso jurídico, para fazer uma análise, um estudo, para ser encaminhada para a Câmara Municipal para que ela seja aprovada e consequentemente, também já estamos assim, com o papel pronto para estruturar o nosso Conselho Municipal de Cultura e darmos continuidade aos demais segmentos e ações”, finalizou.