30 de abril de 2024 - 03:59

Estão abertas as inscrições para o Parlamento Juvenil do MERCOSUL

Estão abertas as inscrições para o Parlamento Juvenil do MERCOSUL (PJM) 2016-2018, projeto que busca promover o protagonismo juvenil, contribuindo para a integração regional dos jovens parlamentares que, após discussões conjuntas, acordam e recomendam a adoção de políticas educativas que promovam uma cidadania regional e uma cultura de paz e respeito à democracia, aos direitos humanos e ao meio ambiente.

O jovem interessado em se tornar um parlamentar juvenil do MERCOSUL deverá estar matriculado no 1° ou 2° ano do ensino médio regular ou integrado, e ainda, deverá elaborar um projeto autoral de protagonismo juvenil e encaminhá-lo à Secretaria de Estado de Educação (SED) pelos correios ou pelo e-mail marciosilvased@gmail.com, juntamente com os demais documentos solicitados no Edital 2016-2018, até 12 de setembro.

O jovem eleito para representar a Unidade da Federação e o Brasil no PJM terá o mandato de dois anos e, durante esse período, participará ativamente do processo de elaboração e divulgação da Declaração do Parlamento Juvenil, documento produzido pelo coletivo do PJM, composto pelos parlamentares juvenis de todos os países-membros e associados.

O principal objetivo do projeto é favorecer e promover o protagonismo juvenil, abrindo espaço para diálogos e discussões acerca de temas vinculados à educação, como: inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e trabalho. Assim, voltados para o tema principal – O ensino médio que queremos –, os jovens elaboraram propostas que abordaram as principais necessidades e anseios comuns ao MERCOSUL.

Além disso, o Parlamento Juvenil do MERCOSUL oferecerá aos jovens uma oportunidade de expandir seus horizontes, ao mesmo tempo em que fortalecerá o processo de integração, garantindo à nova geração a possibilidade de ser ouvida e de exercer ativamente a cidadania.

O Parlamento Juvenil do MERCOSUL é realizado por meio de parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (SED), Ministério da Educação (MEC), por meio da Assessoria Internacional do MEC e com o apoio com apoio da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Acesse aqui o edital.

Outras informações com a Coordenadoria de Políticas para a Educação Básica: (67) 3318-2313/2341/2372