plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

29 de abril de 2024 - 20:52

Totalmente revitalizada, sede da Associação Colônia Paraguaia será apresentada ao governador

Com a estrutura revitalizada, Associação quer ampliar atividades e fortalecer a cooperação social, cultural, econômica e institucional entre brasileiros e paraguaios

 

Albino Romero e a esposa Carmen com o presidente da Rede Educativa, Youssif Domingos (centro), o Diretor de Rádio e TV, Joel Silva, e o coordenador de Operações da Fertel, Cézar Roriz

Totalmente revitalizada, a sede social da Associação Colônia Paraguaia, na Vila Pioneira, em Campo Grande, será visitada pelo governador Reinaldo Azambuja na segunda-feira (16/8), às 17h. O presidente da entidade, Albino Romero, esteve nesta quinta-feira (12/8) com o presidente da Fertel (Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa), Youssif Domingos, para estender o convite para cobertura da visita do governador. A inauguração pública das novas instalações está marcada para o dia 5 de setembro, com todos os protocolos de biossegurança em razão da pandemia de covid-19. Durante encontro na Fertel, Albino Romero destacou a cooperação entre a entidade e a TV Educativa, que há vários anos desenvolvem atividades culturais e de prestação de serviço, fortalecendo os vínculos de Mato Grosso do Sul com a comunidade paraguaia. Romero foi recebido no prédio da Rede Educativa pelo diretor-presidente Youssif Domingos junto com o Diretor de Jornalismo, Joel Silva, e o Coordenador Operacional, Cézar Roriz.

A Associação Colônia Paraguaia passou por uma grande reforma, com recursos próprios e repasses do Estado por meio do Fundo de Investimento Cultural (FIC).

Nova sede conta com espaço de recreação, atividades sociais e salas para eventos e cursos de qualificação e ensino de idiomas, entre outras benfeitorias

Com a nova estrutura, a Associação pretende ampliar suas atividades, preservar as tradições e estreitar ainda mais as relações entre Brasil e Paraguai, fortalecendo a cooperação social, cultural, econômica e institucional, que inclui uma série de serviços voltados à comunidade paraguaia, descendentes e brasileiros, como a oferta de cursos de línguas (espanhol e guarani).

Graças à cooperação entre a Fertel, Colônia Paraguaia e Instituto Cultural Chamamé MS, Mato Grosso do Sul tem curso básico da língua guarani, idioma falado por mais de 10 milhões de pessoas na América do Sul, entre população indígena e não indígena.

A cooperação reforça a integração por meio da música, da culinária e das atividades sociais, até porque MS tem a maior população de paraguaios radicados no Estado e a incorporação da língua guarani na conversação entre os povos se dá naturalmente, tanto por meio da interação cultural, costumes e tradições, quanto pelo estudo de idiomas.

A afinidade com a cultura guarani é tão grande que há 20 cidades em Mato Grosso do Sul denominadas pela língua guarani, como Tacuru, Caarapó, Corumbá, Aquidauana, Laguna Carapã, Itaquiraí, Iguatemi e assim por diante, sem contar os nomes de distritos, ruas e prédios públicos. Em Tacuru há dois idiomas oficiais – português e guarani.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *