plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

18 de abril de 2024 - 18:48

Saúde instala mais 10 leitos de UTI em Ponta Porã

A população de MS na região fronteiriça vai receber, nesta sexta-feira (07), mais 10 leitos de UTI – contando agora com 20 vagas – além de 40 leitos clínicos de enfermaria/observação para tratamentos de pacientes da Covid-19. A estrutura está montada no Hospital Regional de Ponta Porã Dr. José de Simone Netto, que ativa também um hospital de campanha para ampliar sua estrutura de atendimento.

Hospital Regional José de Simone Netto é referência para casos de Covid-19 para mais de 200 mil habitantes dos oito municípios da região sul-fronteira do Estado

A ativação é resultado de esforço do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) em parceria com o Instituto Acqua, entidade que administra o Hospital Regional de Ponta Porã.

“Estamos trabalhando e vamos continuar fazendo todos os esforços para que o cidadão sul-mato-grossense não fique sem atendimento por falta de leitos, sejam clínicos ou de UTI. Há uma mobilização de recursos financeiros e humanos extraordinária, mas para que isso aconteça é preciso a colaboração de todos, fazendo o isolamento social e seguindo as regras de prevenção e higiene”, saliente ao secretário Geraldo Resende.

Os leitos e o novo espaço serão ativados pelo secretário estadual de Saúde Geraldo Resende, prefeito Hélio Pellufo e o diretor-geral do hospital, Demetrius do Lago Pareja.

O Hospital

O Hospital Regional José de Simone Netto é referência para casos de Covid-19 para mais de 200 mil habitantes dos oito municípios da região sul-fronteira do Estado (Ponta Porã, Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru).

Instalado anexo à unidade, o Hospital de Campanha que está sendo ativado oficialmente nesta sexta-feira conta com 40 leitos clínicos de enfermaria/observação equipados com todo suporte de tratamento, inclusive oxigênio.

Mais 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) instalados no Hospital Regional se somam a essa estrutura. Até então, a unidade hospitalar mantinha apenas 10 leitos de UTI, mas agora ganhou outros 10, todos equipados com ventiladores mecânicos, desfibriladores, carrinhos de urgência, central de multiparâmetro e suporte avançado de vida.

Para atender adequadamente aos pacientes da Covid-19, o hospital de campanha conta com aproximadamente 150 profissionais entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e equipe multiprofissional. A unidade está equipada com toda assistência multidisciplinar de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas intensivistas 24 horas por dia, equipamentos de EPI adequados e capacitação constante dos colaboradores.

O novo fluxo

A partir desta sexta-feira, os pacientes com sintomas respiratórios e suspeita de Covid-19 serão atendidos no acesso da Rua Jorge Roberto Salomão, ao lado da Clínica do Rim. As demais urgências e emergências retornam para o atendimento no Pronto Socorro e serão atendidas no acesso pela Rua Walter Avelino. O atendimento às gestantes e consultas ambulatoriais permanecem no acesso da Rua Baltazar Saldanha.

“Com a orientação e suporte da secretaria estadual de Saúde, disponibilizamos 40 leitos clínicos Covid no hospital de campanha. Os pacientes com sintomas respiratórios serão triados na carreta, e se houver necessidade de internação, serão utilizados os leitos respiratórios. As urgências e emergências de pacientes sem sintomas respiratórios voltam a ser atendidas no acesso ao Pronto Socorro”, explica o diretor-geral do hospital, Demetrius do Lago Pareja.

Ricardo Minella/SES, Camila Kaveski/Acqua

Foto: Thaís Gomez/Acqua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *