25 de abril de 2024 - 01:57

5 filmes emocionantes com histórias de professores inspiradores

Dicas de filmes que narram histórias de superação, conquistas e conflitos que envolvem a atuação de professores

Há professores que transformam a vida de seus alunos. Temos, com certeza, ao menos um professor que tenha nos marcado. Da educação primária às últimas etapas do ensino superior, o papel de um educador é primordial na formação acadêmica, pessoal e também profissional dos estudantes.

O blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), listou alguns filmes que narram histórias de superação, conquistas e conflitos que envolvem a atuação de professores. É de emocionar! Confira:

1. O Milagre de Anne Sullivan (1962)

O Milagre de Anne Sullivan

Dirigido por Arthur Penn, o longa narra a história de uma professora que tem o desafio de ensinar sua pupila, Hellen Keller, a se comunicar. Seus esforços são tremendos, pois a garota, que é surda e cega, vai criando barreiras para se proteger das ameaças do mundo externo. É um retrato comovente de como um tutor pode influenciar positivamente a vida de um jovem.

2. Ao Mestre com Carinho (1967)

Ao Mestre com Carinho

O filme de James Clavell conta a história do engenheiro Mark Thackeray (Sidney Poitier) que, buscar um emprego em sua área, acaba lecionando para um grupo de estudantes londrinos completamente indisciplinados. Nesse contexto, o grande desafio de Thackeray é ensinar esses jovens sobre tolerância e respeito ao próximo. É simplesmente emocionante!

3. Meu Mestre, Minha Vida (1989)

Reprodução

O filme traz Morgan Freeman no papel principal, o professor Joe Clark. A escola é visivelmente decadente e está imersa em violência e no tráfico de drogas. O protagonista, intenso, arrogante e pouco carismático, precisa empregar métodos nada ortodoxos para atingir seus objetivos. Sua intenção é aprimorar o local e garantir que os jovens tenham oportunidades para construir um futuro melhor.

4. Mr. Holland: Adorável Professor (1995)

Mr. Holland: Adorável Professor

De Stephen Herek, esse filme mostra Glenn Holland, músico que aceita um cargo de professor no intuito de ter tempo e dinheiro para compor uma sinfonia. Ao longo dos anos, no entanto, o personagem descobre a alegria de poder compartilhar com os alunos sua paixão pela música. Holland vai de música clássica ao rock para conseguir se conectar com os jovens e ensiná-los sobre música.

5. O Sorriso de Mona Lisa (2003)

Reprodução

O longa mostra uma professora disposta a romper as barreiras impostas pela educação tradicional para mostrar aos estudantes a importância de correrem atrás de seu potencial, evitando uma postura conformista perante a vida. Retrata um colégio exclusivo para garotas, com Julia Roberts (Katherine Ann Watson) no elenco.

FONTE: Catraca Livre