plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

23 de abril de 2024 - 10:26

40 Anos de MS: Memórias Cinematográficas traz versões oficiais e alternativas da memória audiovisual do estado

A programação especial de Ano Novo da TVE/ Cultura fará um resgate da história do estado através dos arquivos cinematográficos da Emissora e do MIS – Museu da Imagem e do Som. São cinco documentários produzidos ao longo de 2017, durante um curso ministrado em parceria com o Museu e a Fundação de Cultura. A iniciativa busca relembrar fatos históricos importantes, numa ótica que privilegia não apenas as versões oficiais, para formatar uma versão mais completa da memória audiovisual.

O evento de lançamento da programação foi feito nesta quinta-feira na Fundação de Cultura, com a presença do Secretario de Cultura Athayde Neri e do diretor presidente da Fertel, Jornalista Bosco Martins, além de autoridades, membros do movimento cultura da Capital e servidores da TVE

Resgate da memória é também uma das pautas do programa Entre Prosa e Segredos, que estreia com shows musicais, literatura, memória digital, cultura e sociedade de Mato Grosso do Sul e do outro lado “de la frontera”. A atração é apresentada pelo jornalista e Diretor-Presidente da Fertel, Bosco Martins, todas as quartas e sexta-feiras, a partir das 21h.

A programação de ano novo tem muito mais. São shows com artistas consagrados e bandas que se destacaram no cenário musical, concertos, jornalismo, reprises, documentários e especiais inéditos.

Outro destaque é o programa Dona Música, uma homenagem ao ícone da canção sul-mato-grossense, falecido há dois anos, Geraldo Roca. O programa faz um panorama da música do estado em shows gravados em Campo Grande, e no Festival de Inverno de Bonito.

Veja a programação completa, de a terça à sexta-feira, das 18h30minh às 23h, no Canal 4 – TVE/ Cultura (TV Aberta), Canal 15 (da NET), ou pelo Portal da Educativa (portaldaeducativa.com.br).

 PROGRAMAÇÃO

40 anos de MS em Memórias Cinematográficas:

Paralelas de Aço: 26/12 e 05/01 ás 18h30

Conheça a história da ferrovia Noroeste do Brasil e como ela ajudou a construir a identidade de Mato Grosso do Sul, além de ter sido um fator de desenvolvimento do estado e das cidades por onde passou. Histórias emocionantes, que ajudam a entender e relembrar quem somos no contexto regional.

Hino – Glória e Tradição de uma Gente Audaz: 28/12 e 03/01 ás 18h30

Um dos símbolos do estado, o Hino guarda histórias secretas, que são contadas com bom humor neste documentário. A produção tem também um olhar crítico sobre o processo de escolha da letra e do que ela representa.

Reexistência – Eu posso ser você, sem deixar de ser quem sou: 28/12 e 03/01 ás 18h30

Eles estão nos centros urbanos, mas a gente negligencia e acha que deixam de ser indígenas por não estarem na aldeia. Neste documentário, indígenas de várias etnias discutem por que vieram para Campo Grande e como neste processo não estão perdendo sua identidade, pelo contrário, estão numa fase de autoafirmação e fortalecimento de sua luta.

MS – Por que dividir?: 29/12 e 02/01 ás 18h30

Como foi o processo de divisão do estado? Houve participação popular ou apenas manipulação do povo? Quais os interesses em jogo?

Esse documentário parte da rivalidade entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, reacendida pela disputa para que uma das duas capitais da região centro-oeste se tornasse a sede da Copa de 2014. A obra pretende discutir, de forma bastante crítica, esta questão e até mesmo esta rivalidade.

Mulheres em Obras: 27/12 e 04/01 ás 18h30

As mulheres são a base da formação das artes plásticas de Mato Grosso do Sul, mas guardam também uma força e uma sensibilidade únicas para retratar nossa história e nossa identidade, além de refletirem sobre o papel que representam na sociedade.

Mulheres em Obras tematiza a história das artes visuais do estado através da contribuição feminina.

Entre Prosa e Segredos- Memória e Cultura Digital

O Programa Entre Prosa e Segredos traz entrevistas atuais, informação e prestação de serviços com o humor perspicaz e as idiossincrasias do entrevistador Bosco Martins. Questões essenciais à identidade local, como território, cultura e tradição, não só do Brasil, mas dos países fronteiriços, são tratados neste espaço. A atração também faz um recorte de produções audiovisuais relevantes, que compõem o acervo digital da TV Educativa de Mato Grosso do Sul, ou seja, nossa memória compartilhada no tempo por meio de imagens.

1- “Seo Cota”

Nesta edição de estreia, vamos conhecer “Seo Cota” e sua família, personagens reais que fazem parte da região do Cascudo de Campo Grande. Como a cidade mudou ao longo dos anos, as relações sociais e a própria organização espacial são alguns dos temas desta entrevista bucólica e saudosista.

Ficha técnica- Argumento: Bosco Martins, Imagens: Albino Araujo e João Batista, Edição e Finalização: Albino Araujo, Produção e Direção: Lu Tanno.

Duração: BL1 08’45”; BL 2 11’49”; BL 3 08’00”.

2- Comitiva do Som

Com uma produção musical marcadamente pós-Beatles, autores do nosso tempo como Paulo Simões, Família Espíndola, Paulo Gê e Melissa Azevedo têm, em suas composições, harmonias da MPB e a beleza dos ritmos ternários fronteiriços, revelando nossos costumes e tradições. Música capaz de dizer quem somos “a nosotros mismos”.

Verdadeiros narradores de seu tempo, a Comitiva do Som, gravada no teatro Sesc Horto, em novembro de 2017, celebra o que há de melhor na música regional nestes 40 anos de Mato Grosso do Sul. Confira no programa Entre Prosa e Segredos – Memória e Cultura Digital.

Ficha técnica – Imagens: Carlos Capistrano, Cleido Medeiros e Juarez Xavier, Produção e Direção: Lu Tanno, Direção de Imagens e Edição: Albino Araujo, Coord. Técnica: Cézar Roriz.

Duração: BL 1 01h02’00”; BL 2 26’00”.

3- Los Tres de Corrientes

Com uma proposta arrojada, de flanar pelas questões socioculturais de Mato Grosso do Sul, e até mesmo nacionais e de países vizinhos, o Programa Entre Prosas e Segredos, Memória e Cultura Digital traz este especial do berço do chamamé correntino.

O grupo Los Tres de Corrientes é formado pelo maestro Pajarito Silvestri, Bruno Fabián e Raul Noguera. Eles gravaram o melhor do chamamé – um estilo musical que une Brasil, Paraguai e Argentina – em 2015, em um show realizado no auditório da TV Educativa de Mato Grosso do Sul.

Com vocês o acordeonista Pajarito Silvestri executando os grandes clássicos do chamamé, que tem origens guaraní e européia. Muito popularizado no Paraguai e nos estados do sul e centro-oeste do Brasil, especialmente Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, o estilo possui variações regionais nestes três locais.

Ficha técnica – Produção, Captação de Imagens e Finalização: Albino Araujo.

Duração – 48’23”.

4- Manoel de Barros

Eram os idos de 2006, ano em que se festejava seus noventa anos, o poeta Manoel de Barros concedeu uma de suas raras aparições em vídeo. Na entrevista que se segue, poesias, política, crítica social, religião e amenidades tratadas com uma singularidade que lhe era tão peculiar. Vamos rememorar o poeta que escrevia sobre o nada, cujo centenário de nascimento foi comemorado em 2017, com trechos de sua entrevista e leituras dramáticas de sua obra, no Entre Prosa e Segredos – Memória e Cultura Digital.

Ficha técnica – Argumento e Apresentação: Bosco Martins, Produção, Captação de Imagens e Finalização: Albino Araujo, Edição de Texto: Lu Tanno.

Duração – 23’17”.

5- Manifestações Culturais e Religiosas De MS- Festa da Virgen de Caacupé

Na fronteira com o Brasil, com a exploração dos ervais, elementos da cultura indígena da etnia guarani dão contornos mitológicos à consagração da santa como protetora dos ervais e, por extensão, de todos aqueles que ali habitam. Do guarani, Caa significa erva-mate e cupê quer dizer montes, assim temos “erva detrás do monte” literalmente, ou “atrás da erva-mate”.

Em Ponta Porã, Pedro Juan Caballero, Porto Murtinho e Isla Margarita brasileiros e paraguaios se unem para celebrar La Virgencita de los Milagros. Promesseiras e promesseiros em festividades diversas, terços, missas, almoços e churrascos, que traduzem marcas identitárias comuns, próprias dos processos de hibridização das fronteiras. Dois países unidos em uma só devoção, a religiosidade como elemento de pertença, transpondo barreiras linguísticas e geopolíticas.

Documentário que integra o projeto Manifestações Culturais e Religiosas de MS. Lançado em 2013, resulta de uma parceria entre a FCMS e a TVE-MS, e compõe o segmento Memória e Cultura Digital, do programa Entre Prosa e Segredos.

Ficha técnica – Argumento: Américo Calheiros, Produção e Direção: Lu Tanno.

Duração – 22’38”.

Dona Música:

O programa Dona Música estreia no dia 29 de dezembro, às 21h30, com reapresentação aos domingos, às 13h30. Nesta primeira temporada, que vai ao ar até o dia 25 de março de 2018, serão apresentados 12 programas: Canto Da Terra, Curimba, Delinha, Santo Chico, Gabriel Sater, Marcelo Loureiro, Shadow Legacy, Choro Opus Trio, Geraldo Espíndola, Marina Peralta, Tetê e Alzira Espíndola e Diálogos Sonoros.

Dona Música é um espaço aberto pela TVE/ Cultura para a exibição de shows e especiais musicais. A equipe da educativa grava os principais eventos da música regional, como os festivais de Bonito e Corumbá, além de shows em casas noturnas de Campo Grande.

O nome da atração foi retirado de um trecho da música “Uma pra estrada”, de autoria do cantor e compositor Geraldo Roca.

O primeiro programa é com a cantora Marina Peralta.

Marina Peralta

Campo-grandense revelação do reggae brasileiro, Marina Peralta vem conquistando uma legião de fãs com composições como “Ela Encanta”, “Garoa” e “Só Agradece”, que se tornou hit após ultrapassar um milhão de acessos no YouTube. Esta edição do Dona Música mostra o show da artista no 18º Festival de Inverno de Bonito. O público vai poder conferir músicas autorais do seu trabalho intitulado “Agradece”. As composições de Marina não tem um estilo definido, mas suas principais influências são o reggae, onde faz uso do dub, a MPB e o rap.

Sexta-feira 29/12 – 21h30

Domingo 31/12 – 13h30

Na sequência estão previstos os shows das bandas Curimba, Shadows Legacy e Gabriel Sater.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *