19 de abril de 2024 - 09:58

18ª edição do Festival de Inverno de Bonito já tem data definida e promete surpreender o público

Foto: Glaucio Cezar – Jabuty

Para quem está pensando em curtir uns dias em Bonito (MS) e ainda aproveitar uma programação cultural diversificada, que vai de shows nacionais e regionais, teatro, dança até oficinas e palestras, a 18ª edição do Festival de Inverno da cidade será realizada entre os dias 27 e 30 de julho. Os artistas que darão vida a essa festa ainda não foram confirmados, mas já é certo que serão grandes nomes da cultura sul-mato-grossense, marcando os 40 anos do Estado e pelo menos uma referência nacional.

Tanto a data como os locais onde o evento deve acontecer, e o que os visitantes encontrarão no FIB 2018 foram debatidos durante uma audiência pública realizada noite desta terça-feira (9), na antiga Câmara Municipal, que contou com a presença  do secretário de Estado de Cultura e Cidadania, Athayde Nery, do prefeito do município Odilson Soares, do presidente do Comtur (Conselhor Municipal de Turismo) Cícero Ramos, dos secretários municipais de Turismo, Augusto Mariano e das demais pastas, do trade turístico, de artistas locais e moradores.

Os shows serão realizados na Praça da Liberdade e a novidade para este ano será o espaço do CMU (Centro de Múltiplo Uso) que deve ser utilizado em atividades esportivas e culturais durante o evento, envolvendo principalmente as crianças da município.

O debate durou mais de duas horas e cada parte expôs suas expectativas para esta edição e também o que deu errado nas passadas. O presidente da Comtur destacou o sentimento de pertencimento dos moradores em relação ao FIB. “O Festival de Inverno é de Bonito e não em Bonito. A gente sente assim e por isso não podemos deixar que morra. Não importa quanto será investido ou quem será o grande astro, mas sim que ele continue acontecendo”, destacou.

O prefeito também destacou o empenho do município em manter a festa. “Eu estou deixando toda a minha equipe a disposição da sua secretário. Vamos fazer um evento que envolva todas as pastas e toda a cidade. Infelizmente não temos muitos recursos para investir, mas para compensar isso, vamos nos dedicar ainda mais e nos empenhar para que essa edição, que marca os 18 anos do Festival de Inverno de Bonito, possa corar com exito as anteriores”, afirmou.

Foto: Glaucio Cezar – Jabuty

O secretário de Estado foi responsável por conduzir os debates e apresentar as ideias do governo do Estado para o evento. Em seu discurso inicial reforçou o sentimento de posse sitado por Ramos, afirmando que o MS sente o mesmo em relação a Bonito. “Esse sentimento também é compartilhado pela gente. Nós somos o Estado de Bonito. Usamos isso como referência lá fora, quando perguntam se somos do MT. A gente diz, não, somos de MS lá onde tem Bonito. E todos já sabem e ficam encantados”, frisou.

Ainda segundo Athayde, o Estado também objetiva fazer uma festa maior da que a passada, principalmente em alusão aos 40 anos de MS. “O orçamento em 2017 era de R$ 1,630 milhão, para este ano já estamos prevendo R$ 2 milhões só da Lei Rouanet e também temos R$ 156 mil oriundos de uma emenda do deputado Carlos Marum, para serem usados em pagamentos de cachês”, destalhou.

Revindicações

Entre as solicitações da comunidade destaca-se a necessidade de uma divulgação mais eficiente do evento, que comece com pelo menos seis de meses de antecedência. O trade turístico justificou que para vender o festival como atrativo da cidade e atrair um público significativo para o evento é necessário que pelo menos a data do evento seja definida até janeiro de cada ano.

O secretário concordou com a sugestão e sugeriu que a data do FIB 2019 já seja definida nas próximas reuniões de divulgada no final da edição deste ano.

Outro clamor dos moradores é que tenha uma maior participação da comunidade local, inclusive ministrando oficinas, que atualmente são poucas no evento. A ideia também foi bem aceita pela equipe do Estado, que sugeriu estudar a criação de uma equipe de ‘oficineiros’ fixos em Bonito, que possam até começar os trabalhos antes do evento e apresentar o resultado no FIB.

O show infantil, que marcou o domingo a tarde de edições anteriores com nomes como Patati Patata, Turma da Mônica, Galinha Pintadinha e outros, novamente foi solicitado pela população. “É um momento da cidade, onde pais e filhos curtem juntos e se divertem com um pouco de cultura também”, afirmou uma das participantes da reunião.

O horário dos shows novamente foi debatido, sendo solicitado por alguns participantes para que termine até as meia-noite. O horário já é o previsto para o fim das apresentações, mas fica flexível para incidentes, não sendo obrigatório.

MS 40 anos

No dia 11 de outubro de 2017 o Estado de Mato Grosso do Sul completa 40 anos de emancipação política e em homenagem a esta data, o governo tem preparado uma série de atividades para ilustrar um pouco da nossa história. A ideia, segundo o secretário de Cultura e Cidadania, é que o todos os eventos entre maio deste ano e outubro de 2018 abracem o tema.

“Não é algo engessado, que precisa ser de um jeito determinado. Vocês é que vão decidir como isso vai entrar no Festival. Pode ser como o tema da festa. Pode ser na decoração, pode ser em uma palestra ou oficina. Em um concursos de desenho e ou mesmo de redações. O importante é que os 40 anos da nossa história estejam presentes no FIB”, explicou Athayde.

Alguns participantes sugeriram incorporar a história da cidade, que acaba ficando perdida até mesmo entre os moradores.

Os detalhes ainda não foram definidos e devem ser debatidos com a comissão local e a direção da SECC, mas já é certo que o Festival de Inverno de Bonito 2018 será um evento riquíssimo em diversidade cultural e deve surpreender quem passar pela cidade durante os quatro dias do evento.