plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

25 de abril de 2024 - 12:48

14 pegadinhas mais comuns de entrevistas de emprego

Processos seletivos guardam diferenças entre si, mas algumas perguntinhas sempre aparecem na entrevista (inclusive, já demos algumas dicas aqui) — para o seu desprazer… ou sorte.

 

A gente selecionou as 14 mais relevantes na nossa opinião, com base numa listinha marota do The Muse, pra você sair deste post referência internacional em responder perguntas comuns pero ordinárias de entrevista.

1. Me fala um pouco sobre você.

Em outras palavras, a pessoa quer saber: me mostra o que você tem em comum com a empresa ou com a vaga. Daí que a melhor resposta é pontuar as suas experiências passadas mais relevantes, até chegar ao seu último trabalho, e dizer o que você mais curte fazer/suas áreas de interesse hoje em dia.

2. Como você ficou sabendo da vaga?

Se você ficou sabendo por alguém que trabalha na empresa, diga o nome da pessoa. O mesmo se foi por uma plataforma de vagas, Facebook, Youtube etc. Aproveite essa hora pra falar do que chamou a sua atenção para essa posição!

3. O que você sabe sobre a empresa?

Pesquisar sobre a empresa antes da entrevista é o mínimo a ser feito. O recrutador não espera que você tenha decorado missão, visão, valores e prêmios da empresa, mas sim entender a sua visão sobre isso. Ou seja, como os seus ideais de vida e seus gostos conversam com a atuação da organização.

4. Por que você se interessou pela vaga?

Se não tiver muito interesse para mostrar nesse momento, isso pode significar que você está se candidatando para o trabalho errado. Fale do por que fazer esse trabalho nessa empresa, e não em qualquer outro lugar do mundo. Saber o que a empresa tem de diferentão é parte fundamental da sua pesquisa sobre ela.

5. Quais são suas maiores qualidades?

Melhor do que ter um texto decoradinho sobre o que você imagina que o recrutador quer ouvir (gosto de trabalhar em grupo! sou bastante dedicado! sou proativo!), o conselho é reconhecer seus pontos fortes (aquilo que as pessoas elogiam em você), fazendo um link com situações reais onde você revelou esses comportamentos.

6. E seus maiores defeitos?

É identificar posturas suas que ainda não te deixam confortável. Sinceridade. E tente mostrar que você já toma medidas para que eles não te atrapalhem na sua vida profissional. Não tente aparentar o que você não é.

7. Qual foi sua maior conquista profissional?

É hora de mostrar como você fez a diferença nas suas experiências anteriores de trabalho. Descreva uma situação, a sua responsabilidade no início, o que você acabou fazendo e qual foi o resultado disso. Se você não lembra, pergunte a alguém que te conheceu no escritório.

8. Como você se vê em 10 anos?

O recrutador quer ver o quanto você é realista sobre a sua própria carreira e quanto os seus objetivos estão alinhados com essa vaga. É sobre como você enxerga o que tem que ser feito para chegar onde você quer chegar em cinco, dez ou vinte anos. Seja honesto, inclusive se a resposta for um “não sei”, porque acredita que algumas experiências podem te ajudar a ter objetivos mais claros.

9. Qual é o seu trabalho dos sonhos?

Melhor controlar a vontade de responder jogador de futebol, chef de cozinha, blogueiro, sommelier e qualquer outra coisa que não tenha nada a ver com a vaga que você quer. Uma boa ideia é escolher algo que esteja conectado com as circunstâncias.

10. Por que você saiu do seu último emprego?

O mundo do RH é um mundo bem pequeno, onde mentira tem perna curta. Diga a verdade sobre seu motivo para sair do seu último emprego, inclusive se você foi desligado(a). Em ambos casos, é importante não falar da sua ex-empresa de maneira negativa. Procure focar no que você levou dessa experiência.

11. Por que tem esse intervalo no seu currículo?

Se você passou muito tempo fora do mercado do trabalho buscando uma oportunidade (ou viajando, ou se dedicando a algum projeto etc), isso costuma chamar a atenção e com certeza vai aparecer na entrevista. Seja direto(a) e fale sobre suas atividades nesse período e como elas contribuíram para que você se desenvolvesse mesmo sem estar trabalhando.

12. Por que você decidiu mudar de carreira?

Mudar de carreira não tem problema nenhum. Tentar coisas diferentes até encontrar o que você realmente ama é lindo. Só é importante saber falar da motivação por trás dessa mudança. É legal quando um candidato consegue fazer uma conexão entre experiências que, aparentemente, não têm nada a ver para explicar como chegou aonde está hoje.

13. Quantas bolinhas de tênis cabem dentro dessa sala?

Se você é de humanas, vai querer morrer. Mas na real, o número pouco importa. O recrutador só quer saber como funciona a sua linha de raciocínio. Não precisa fazer uma equação perfeita, mas siga uma lógica razoável (sim, vale pedir papel e caneta).

14. Você tem alguma pergunta?

Falamos muito que a entrevista é o momento da empresa te conhecer, mas também é a sua chance de conhecer a empresa. Aproveite para tirar suas dúvidas sobre o clima, a área, qual seria o seu primeiro projeto ali, o que o recrutador mais gosta na empresa.

FONTE: Catraca Livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *